Guia de Cozinha

undefined
Gabriela Giacomini
Olha o tomate! Conheça os tipos e usos na culinária

Saladas ou molhos? Veja quais os tipos de tomate para cada preparo!

Essencial na casa das famílias italianas e adorado pelos brasileiros, o tomate está quase sempre presente nas nossas refeições. Ele pode ser consumido em saladas, recheios, em forma de molhos ou condimentos, como o tradicional catchup e, até mesmo, virar suco! Além de ser versátil, essa fruta também é rica em diversos nutrientes.

Quem consome regularmente o tomate está ingerindo boas doses de licopeno, um poderoso antioxidante. Ele ainda previne o câncer, ajuda a fortalecer os ossos, já que possui vitamina K, colabora para a saúde da pele e dos olhos com as vitaminas A, B e C e muito mais!

Bom, agora que já sabe dos benefícios, é hora de aprender um pouco mais sobre os tipos de tomate que estão disponíveis no mercado. Assim, você vai deixar o preparo das suas receitas ainda mais saboroso e prático. Confira!

Tomate Caqui

Se tratando de tamanho, o tomate Caqui é o maior e mais robusto se comparado aos demais. Assim como o nome, lembra o um pouco o formato do caqui. Por ser mais firme que os outros, é excelente para o preparo daquele vinagrete do churrasco. Possui um nível de acidez médio e não é muito indicado para o preparo de molhos caseiros.

Tomate Carmen

Esse é um dos tipos de tomate mais comercializados no país. Possui bastante água e seu sabor não é muito intenso. Também pode ser conhecido como “Longa Vida”, já que dura muito mais que os outros tipos. É ideal para o preparo de saladas do dia a dia.

Tomate Holandês

Quer fazer uma salada saborosa? Então, utilize o tomate holandês! Comercializado em ramos, possui uma sabor mais adocicado que os demais. Quando for comprar, preste atenção na coloração do cabinho: prefira sempre os verdes, se estiver mais escurecido ou marrom, não está tão bom para o consumo.

Tomate Débora

tipos de tomate

Um tomate coringa para o dia a dia é o Débora. Sua acidez é mediana e possui mais sementes que o italiano, por exemplo. Você pode utilizar tanto no preparo de saladas e recheios quanto para fazer molhos simples.

Tomate Italiano

tipos de tomate

Esse sim você pode usar e abusar para fazer molhos saborosos e encorpados. O tomate italiano é aquele mais alongado e carnudo por dentro. Ele não possui tanta acidez, tem poucas sementes e é o mais frágil de todos.

Tomate Sweet Grapes

tipos de tomate

Como o nome sugere, o tomate tem o formato de uvas. Seu sabor é bem adocicado e é praticamente uma versão mini do tomate italiano. Você pode usar para enfeitar pratos ou fazer uma saladinha diferente. Fica incrível!

Tomate cereja

tipos de tomate

De formato bem arredondado, o tomate cereja também pode ser usado para uma salada diferente. Experimente também utilizar em espetinhos em um churrasco ou em canapés – porque ele arrasa na apresentação, fala aí!? É bem refrescante e possui pouca acidez.

E aí, gostou de conhecer os tipos de tomate e seus usos na cozinha? Então, compartilhe com os amigos!

The post Olha o tomate! Conheça os tipos e usos na culinária appeared first on Guia da Cozinha .

    Veja Também

      Mostrar mais