Massa caseira e fácil para o Dia Mundial do Macarrão
Rafaela Rissoli
Massa caseira e fácil para o Dia Mundial do Macarrão

A história mais conhecida relata que o macarrão foi criado na China, mas a massa que conhecemos atualmente, com os cortes e as preparações que fazem sucesso em casa, principalmente aos domingos, nasceu na Itália. Por isso, os italianos consideram o macarrão um patrimônio cultural e, desde 1995, celebramos o Dia Mundial do Macarrão em 25 de outubro.

Que tal preparar uma massa fresca para comemorar o Dia Mundial do Macarrão com a família? Esta receita é fácil e fica extremamente deliciosa. Se inspire e prepare uma refeição clássica e especial hoje mesmo!

Receita de massa artesanal prática e com sabor especial

Tempo: 50min
Rendimento: 1 porção de 100g
Dificuldade: fácil

Ingredientes para a massa artesanal

  • 100g de farinha
  • 1 ovo
  • 1 pouquinho de água se necessário
  • Obs: Esta receita rende uma porção individual, multiplique os ingredientes de acordo com a quantidade de porções desejadas

Modo de preparo

dia mundial do macarrão massa rafaela rissoli

Comece colocando a farinha em uma tigela, cave um buraco no centro do monte de farinha e despeje o ovo inteiro. Com o auxílio de um garfo, vá incorporando lentamente o ovo na farinha até que comece a ganhar homogeneidade.

Importante frisar que há variações da receita. Há que faça apenas com gema – leva muitas gemas – ou apenas com água. Há ainda quem coloque azeite, mas esta versão utiliza o ovo inteiro e um pouco de água apenas se necessário. Isso acontece porque cada ovo vem com algumas variações de quantidade e cada farinha se comporta de uma maneira devido ao nível de hidratação, que quase nunca é o mesmo!

Nesse estágio da receita, deixe o garfo de lado e comece a misturar a massa com as mãos. Ela deve ficar macia, mas não mole. Deve ter consistência, mas não pode estar dura e nem seca. Se sobrar um pouco de farinha, adicione aos poucos uma pequena quantidade de água e vá apertando com as mãos até que incorpore tudo.

Não é necessário sovar, apenas apertar a massa até que toda a farinha esteja incorporada e a ela esteja na textura desejada.

dia mundial do macarrão rafaela rissoli

Use um rolo para começar a abrir a massa. Se tiver cilindro em sua casa, use-o para terminar de abrir até a espessura de sua preferência.

Dica: Caso não tenha um rolo e nem um cilindro, improvise com uma garrafa de vinho ou de cerveja. Remova o rótulo com água quente e higienize com água e sabão. Depois, passe um pano com álcool para se certificar que a garrafa está limpa.

dia mundial do macarrão massa rafaela rissoli

O formato e tipo de macarrão também depende de sua escolha. Se desejar fazer um clássico talharim, linguine ou espaguete, é simples: Depois de abrir a massa, espalhe bastante farinha dos dois lados. Dobre ou enrole ela de uma extremidade à outra e corte com uma faca na espessura que desejar cada fio de macarrão.

Se tiver a máquina de macarrão, basta escolher o tipo e passar a massa que você abriu.

dia mundial do macarrão rafaela rissoli

Depois de obter o macarrão no formato desejado, enfarinhe bastante para garantir que não grude. Você pode deixar o macarrão secando e o guardar para consumir ao longo da semana ou pode cozinhá-lo na sequência.

Coloque água para ferver em uma panela e bastante sal. Cozinhe a massa entre 8 a 10 minutos.

Dica: Não coloque óleo ou outra fonte de gordura na água do cozimento, pois isso impede que o macarrão absorva sabor na hora da adição do molho.

dia mundial do macarrão massa rafaela rissoli

Passo final: Prepare um molho de sua preferência. Coloque o macarrão no prato, despeje o molho por cima e incremente com manjericão, queijo parmesão e os condimentos de sua preferência! Bom apetite!

dia mundial do macarrão rafaela rissoli

Vai ficar difícil comer macarrão industrializado depois de provar essa delícia! Deixe nos comentários o que achou da receita!

The post Massa caseira e fácil para o Dia Mundial do Macarrão appeared first on Guia da Cozinha .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!