Guia de Cozinha

undefined
Gabriela Giacomini
Do copo para a panela: jeitos simples de utilizar cerveja na cozinha

Descubra jeitos diferentes de usar cerveja nas receitas e tenha pratos ainda mais saborosos!

Em um dia de muito calor, uma cerveja bem gelada cai muito bem, não é mesmo? Aliás, a bebida é uma verdadeira paixão nacional e é capaz de agradar muita gente, com seus diferentes sabores e intensidades. Aqui no Guia da Cozinha, já ensinamos como você pode harmonizar a cerveja com diferentes tipos de preparos na cozinha, desde um simples bolinho de bacalhau até sobremesas. No entanto, você já parou para pensar que a cerveja pode ser uma grande aliada como ingrediente nas receitas?

Assim como o vinho tem um papel fundamental em risotos e carnes, por exemplo, a cerveja também pode ser utilizada para dar uma turbinada em diversos pratos e trazer um toque extra de sabor para a sua receita. É claro que, assim como qualquer bebida adicionada ao preparo, o álcool evapora e deixa somente o sabor para a composição do prato, então, não se preocupe caso queira fazer uma comida para a família inteira.

Pensando nisso, o Guia da Cozinha separou dicas simples para utilizar cerveja em pratos diversos, sem errar o preparo e ter uma experiência desagradável ao paladar. Separe um copo para degustar durante a leitura, mas reserve um pouco para o preparo, combinado?!

Molhos e marinadas

Assim como na harmonização com alimentos, para quem não tem muito costume de utilizar a bebida na composição das receitas, opte por cervejas leves para pratos mais sutis e cervejas encorpadas para pratos mais intensos.

Para molhos ou vinagretes, você pode colocar uma dose das cervejas do tipo Sour. Por possuírem um teor mais ácido, elas substituem o limão ou vinagre dependendo do preparo. Vai fazer aquele frango no forno? Aposte em uma boa marinada com uma cerveja do tipo Pilsen, ervas e temperos de sua preferência – pois ajuda a encorpar melhor o molho durante o cozimento, por conta do gás presente na bebida.

Se você é daquele tipo de pessoa que adora fazer catchup caseiro, a India Pale Ale é para você! A IPA possui notas de defumação e caramelização, sendo uma cerveja mais encorpada que a Pilsen, que vai dar um toque especial no condimento que deseja preparar!

Na panela

Se você for fazer um pescado, utilize a cerveja com moderação. Pescados de sabor mais sutil vão muito bem com a Pilsen, que acaba sendo um verdadeiro coringa na culinária. Peixes como Garoupa, que possuem sabor mais tenro, pedem cervejas frutadas e encorpadas como a Malzbier.

Cortes bovinos também merecem uma cerveja durante seu preparo. Seja em uma carne assada ou em um tradicional picadinho, vale a pena as cervejas escuras. Você pode optar tanto por uma Stout, que possui malte torrado e ajuda na caramelização e sabor da peça ou, se desejar, uma cerveja escura que seja mais suave e refrescante, para um preparo mais simples.

E nas sobremesas?

Não dá para falar de como usar cerveja nas receitas sem mencionar os doces! A Stout é uma ótima pedida para sobremesas à base de café ou chocolate, como em um bolo ou um brownie. Cervejas frutadas, com teor mais cítrico podem dar um extra de sabor em sobremesas que levem frutas como abacaxi, limão, laranja ou maracujá. Milkshakes e até mesmo brigadeiros também entram na lista das receitas que você pode apostar utilizando uma cerveja mais adocicada! Não tenha medo de ousar, de incluir ou substituir ingredientes.

Agora que conheceu um pouco mais sobre os preparos, está na hora de testar! Se você curtiu nossas dicas sobre como usar cerveja nas receitas, não deixe de compartilhar com os amigos!

The post Do copo para a panela: jeitos simples de utilizar cerveja na cozinha appeared first on Guia da Cozinha .

    Leia tudo sobre: receitas

    Veja Também

      Mostrar mais