Guia de Cozinha

Vinagrete x Molho à campanha: você sabe a diferença?
Gabriela Giacomini
Vinagrete x Molho à campanha: você sabe a diferença?

Deliciosos e versáteis, aprenda de uma vez o que são vinagrete e molho à campanha!

Churrasco no final de semana é praticamente um vício do brasileiro. Nada melhor do que assar uma carne e ter uma mesa farta com arroz, queijo coalho, maionese, pão de alho, farofa e o delicioso vinagrete. Esse último acompanhamento em especial, além de ser uma ótima companhia também para o pastel de feira, é motivo de diversas discussões na internet, mas você sabe o por quê?

Feito à base de tomate, cebola, pimentão, vinagre e sal, o vinagrete dos paulistas pode ser, na verdade, o molho à campanha dos cariocas. O assunto é tão sério, que até o influencer Felipe Neto “protestou” em suas redes no mês passado, corrigindo o nome do acompanhamento mais querido do país. Mais de 12 mil usuários debateram com muita brincadeira qual nome era mais válido para o molho.

E a partir dessa publicação, todo mundo começou a se perguntar, afinal, seria o molho a campanha o nome gourmet do nosso querido vinagrete? Ou o vinagrete deu origem ao molho à campanha? Mas, calma lá! Tudo tem explicação e a gastronomia vai explicar tudinho para você não se confundir! Além disso, vamos deixar as receitas no final para você provar os dois e dar o seu veredicto.

A palavra vinagrete vem do francês vinaigrette , que nada mais é que uma emulsão composta por um ácido que pode ser vinagre ou suco de limão, azeite, sal e pimenta. Também é possível acrescentar a mostarda em algumas variações. Para essa emulsão, utiliza-se 3 partes de azeite para 1 de vinagre. O vinaigrette acompanha bem saladas e carnes. Mas a verdade é que nessa emulsão não vai nenhum ingrediente a não ser líquidos.

Você viu?

vinagrete e molho à campanha

Ingredientes do vinaigrette:

  • 150 ml de azeite
  • 50 ml de vinagre ou suco de limão
  • sal a gosto
  • pimenta do reino

Modo de fazer:

Em um recipiente, misturar bem todos os ingredientes com um batedor de arame. Servir.

Já o molho à campanha é brasileiro e leva pimentão, tomate, cebola, azeite, vinagre e salsinha. Existem as mais variadas adaptações do molho à campanha, levando algumas frutas ácidas e outros ingredientes como milho , por exemplo. Fora da país, esse molho é conhecido como brazilian sauce , famoso por acompanhar as carnes do churrasco. Não existe uma versão concreta sobre o porquê de seu nome.

vinagrete e molho à campanha

Ingredientes do Molho à campanha:

  • 2 cebolas médias picadas
  • 5 tomates picados
  • 1 pimentão verde picado
  • 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 xícara (chá) de azeite
  • 1/2 xícara (chá) de vinagre
  • 1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparo :

Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes e deixe descansar por 30 minutos antes de servir.

Então, sim, meus amigos, o que chamamos de vinagrete é, na verdade, o molho à campanha. Mas, vamos aos fatos: o importante mesmo é saborear essa delícia com um bom pastel ou uma carne com farofa, certo!? Não deixe de experimentar os dois e descobrir novos sabores! Conta pra gente nos comentários qual é o nome desse acompanhamento na sua cidade!

The post Vinagrete x Molho à campanha: você sabe a diferença? appeared first on Guia da Cozinha .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!