Guia de Cozinha

undefined
Mayara Rozario
Molho de tomate caseiro: 3 dicas para fazer o molho perfeito

Quem aí não gosta de um molho de tomate caseiro fresquinho, não é mesmo? Ele vai muito bem com massas variadas, carnes bovina e de frango e até mesmo para fazer a base daquele hot-dog clássico que adoramos.

Porém, fazer um bom molho de tomate caseiro requer bons truques na manga, e é isso que o Guia da Cozinha trouxe para você! Confira três dicas infalíveis para fazer o molho de tomate perfeito, e coloque tudo em prática com uma receita prática, deliciosa e suculenta.

1 – Selecione os ingredientes com cuidado

É isso mesmo, escolher os ingredientes que você usará para fazer o molho é essencial se quiser um prato de qualidade e cheio de sabor. Os tomates devem ser bem selecionados e precisam estar maduros, vermelhos e firmes para que o preparo seja bem executado. Preste a atenção também no alho e na cebola para que consigam trazer o máximo de sabor, mas sem competir com os demais ingredientes da receita.

2- A panela ideal faz toda a diferença

Receitas que levam ingredientes ácidos ou alcalinos , como frutas cítricas ou tomates, devem ser preparas em recipientes feitos de materiais não reativos ao cozimento. Neste caso, o mais indicado é escolher panelas feitas com aço inoxidável, vidro , argila ou as revestidas de esmalte metal.

3- A pressa é inimiga do molho perfeito: fogo baixo é o segredo

Paciência é um “ingrediente” importante para fazer um bom molho de tomate caseiro. Por isso, cozinhe sempre em fogo baixo, pois além de não queimar o que está na panela, você evita que o molho fique concentrado demais.

Agora que as dicas bases foram dadas, que tal testar uma receita de molho de tomate caseiro aí na sua casa? Confira já!

Ingredientes do molho de tomate caseiro

Molho de tomate caseiro perfeito
  • 8 tomates maduros em pedaços
  • 1 cenoura picada
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 cebola pequena picada
  • Sal e manjericão fresco a gosto

Modo de preparo

No liquidificador, bata o tomate, a cenoura e a água até homogeneizar. Em uma panela, em fogo médio, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até dourar levemente. Junte o tomate batido e cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com sal e manjericão a gosto. Sirva com a massa de sua preferência.

COLABORAÇÃO: Fernando Santos/UAU Produtos de Limpeza

Gostou das dicas para fazer o molho de tomate caseiro ideal? Deixe nos comentários!

The post Molho de tomate caseiro: 3 dicas para fazer o molho perfeito appeared first on Guia da Cozinha .

    Veja Também

      Mostrar mais