Guia de Cozinha

Panelas antiaderente: dicas para conservar e utilizar
Gabriela Giacomini
Panelas antiaderente: dicas para conservar e utilizar

Confira o jeito certo de conservar panelas antiaderente e prolongar sua vida útil!

Protagonistas da nossa vida na cozinha, as panelas são indispensáveis para a preparação de diversos pratos. Hoje em dia temos diversos modelos disponíveis no mercado, que vão desde as panelas de barro até as de inox. No entanto, existe um modelo que é uma das queridinhas por aí: as panelas antiaderente! Elas estão em praticamente em todas as cozinhas do país; é perfeita para quem não quer muito trabalho com a limpeza e de quebra, ainda dá para economizar na quantidade de óleo.

As panelas antiaderente são revestidas de uma camada de PTFE, sigla para politetrafluoretileno. Esse composto químico formado de átomos de carbono e flúor não reage com outros compostos e permite que materiais deslizem por sua superfície mais facilmente. O PTFE também é hidrofóbico, ou seja, ele é capaz de repelir água e diversos outros líquidos. Por isso ele é perfeito para revestir panelas e possui diversas outras aplicações na indústria.

Com todo esse revestimento especial, é importante saber como conservar panelas antiaderente da maneira correta. Afinal, ninguém aí quer gastar uma grana trocando de panelas o tempo todo, não é mesmo? Com as dicas certas, você as mantém por mais tempo e utiliza da melhor maneira possível para todo o tipo de preparo em casa. Dá só uma olhada nessas dicas que o Guia da Cozinha separou para você e coloque já em prática!

Panela nova

Se você acabou de comprar suas panelas antiaderente, saiba que é preciso fazer um processo que ajuda a conservá-la ainda mais! Antes de usá-la pela primeira vez, besunte o interior da panela com um pouco de óleo e deixe por 2 minutos no fogo. Depois, basta lavar normalmente e utilizar!

Fogo alto

Você é daquele tipo que, na cozinha, é tudo ou nada e coloca o fogo sempre no alto? Pois bem, parece até uma boa ideia para agilizar o cozimento mas a sua panela sofre nesse processo. A temperatura alta excessiva pode danificar mais facilmente a camada antiaderente da sua panela. Por isso, prefira utilizar a chama em temperatura média e coloque a panela em uma boca proporcional ao tamanho. Assim, a chama ficará centralizada e cozimento será mais rápido.

Você viu?

Utensílios

conservar panelas antiaderente

Revestimentos antiaderentes são bons em não grudar alimentos, mas são frágeis quando o assunto é impacto. Utensílios de metal e pontiagudos não são os mais indicados para conservar panelas antiaderentes por mais tempo. Prefira utilizar outros materiais como plástico, silicone e madeira, já que a probabilidade de riscarem a camada superficial é menor.

Limpeza

Para deixar sua panela limpa e novinha, evite a todo custo materiais abrasivos, como as esponjas de aço. Utilize sempre o lado macio da esponja e detergente neutro para fazer a limpeza da sua panela. Se algo grudar, coloque um pouco de água quente e detergente e espere a sujeira amolecer.

Para guardar as suas panelas, é bom evitar colocar uma dentro da outra. Isso pode gerar atritos e arranhões no material. Caso não haja espaço no seu armário, tente forrar as panelas com um pano macio ou, até mesmo, papel toalha. Deixá-las lado a lado ou penduradas pode ser uma ótima opção de conservação.

E aí, curtiu as nossas dicas para conservar panelas antiaderente? Agora é só colocar em prática e claro, preparar várias receitas incríveis!

The post Panelas antiaderente: dicas para conservar e utilizar appeared first on Guia da Cozinha .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!