Guia de Cozinha

Waffle prático, macio e crocante
Rafaela Rissoli
Waffle prático, macio e crocante

Waffle tem um característico resultado com aspecto de pão e visual de biscoito num formato típico quadriculado com furinhos para receber confortavelmente vários tipos de coberturas. Quem aí já fez, do waffle, um almoço? Talvez café da manhã, lanche da tarde e até mesmo sobremesa! É tão prático, saboroso e combina tanto como uma refeição doce, quanto como uma refeição salgada.

Nascido na Bélgica, o waffle surgiu na Idade Média e sua massa era usada como hóstias em igrejas da época. No lugar dos furinhos quadriculados, os waffles eram impressos com alguma figura particular do Cristianismo. Farinha de trigo e ovos. Era essa a composição da massa prensada. Com o tempo, o Maple Syrup (xarope doce popular nos EUA) tomou espaço nas superfícies de montanhas de waffles.

Essa receita abaixo, por ter um aspecto mais líquido, precisa ser usada na máquina de waffle, mas, se fizer bastante sucesso, o Guia da Cozinha disponibilizará a receita mais tradicional de waffle, que se assemelha a um pão brioche (bastaaaaante amanteigado) e leva um segredo especial chamado “açúcar pérola” (ele permite que a massa fique bem crocante e caramelizada, cheia de sabor).

Dica:
Quando fizer essa massa de waffle e sobrar alguns waffles já prontos, não se desespere e não jogue fora! Basta embrulhar em plástico filme e levar pro congelador. Se bem embalados, podem durar até 1 semana. Senão, consuma em até três dias. Para comer o waffle que tirou do congelador, coloque no forno em baixas temperaturas até esquentar e ficar crocante novamente, ou volte ele para máquina de waffle, fica parecendo que foram “feitos na hora”! É até um jeito de você organizar o seu café da manhã e reservar vários waffles prontos congelados para comer durante a semana toda. Gostou dessas dicas? Prepare-se para a receita!

Receita de waffle fácil, rápida, super macia e crocante

Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 6 waffles de 150g cada
Dificuldade: fácil

Você viu?

Ingredientes para o waffle

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 4 colheres (chá) de fermento em pó
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de leite morno
  • 1/3 de xícara (chá) de manteiga sem sal derretida (tem que ser manteiga, não pode ser margarina)
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha ou 10 gotas de essência de baunilha ou 1/2 fava de baunilha

Modo de preparo

Misture a farinha e o açúcar. Depois incorpore o sal e misture novamente. Por último, adicione o fermento. Não deixe o sal entrar em contato diretamente com o fermento, pois isso atrapalha a função do fermento na receita. Reserve.

Coloque a máquina de waffle para pré aquecer na temperatura máxima.

Em outra tigela, bata os ovos. Junte o leite, a manteiga e a baunilha. Despeje a mistura de leite na mistura de farinha. Bata com um fuê ou com um garfo até misturar bem.

Despeje a massa na máquina de waffle pré-aquecida. Cozinhe os waffles até dourarem e ficarem crocantes (isso pode significar deixar mais tempo do que o que a máquina indica normalmente). Sirva com a calda ou cobertura desejada, mel , frutas ou um pedaço de manteiga!

The post Waffle prático, macio e crocante appeared first on Guia da Cozinha .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!