Guia de Cozinha

Há quem diga que “ sorbet ” é apenas uma sofisticação da palavra “sorvete” quando, na verdade, “ sorbet ” caracteriza-se como um “ sorvete à base de água e/ou suco de frutas e açúcar” e “sorvete”, normalmente, é feito à base de leite ou creme e não necessariamente leva fruta. Precisou de séculos para que o “refresco” que chegou na Europa, com o um nome muito parecido com esse, ganhasse na França a concepção que temos dele hoje.

Logo, entendemos “sorbet” como uma alternativa de sobremesa vegana, com baixíssimo teor de gordura e sem lactose. Você pode, inclusive, optar fazer a receita sem açúcar, apenas com o doce e sabor natural da fruta (pode até ser perfumado com alguma bebida alcoólica).

Desconhecemos quem não goste de algum tipo de sorvete, de alguma sobremesa gelada , principalmente, em dias de calor. Por que não ousar? Com esta receita você poderá fazer um sorbet ou sorbetto artesanal com todo aspecto profissional.

Sorbet para trazer frescor em dias quentes

Sorbet de morango

rafaela rissoli sorbet

Ingredientes

  • 500g de fruta congelada
  • Dica: Pode ser absolutamente qualquer fruta, vou ensinar a fazer um sorbet de morango e outro de limão siciliano com gengibre. Se você escolher uma fruta que se usa a parte sólida (como o morango, ex: manga, banana, maçã, uva, amora, etc) use 500g da fruta. Caso opte por uma fruta ou ingrediente protagonista que seja mais líquido (como o limão, ex: café — sorbet de café é maravilhoso — , melancia, maracujá, etc), não tem medida certa, imagine a intensidade de sabor que você quer. Para o limão siciliano, que é mais sutil, usei 200mL (ou suco de 2 limões), mas se fosse o limão taiti, com certeza colocaria menos, por ter uma acidez mais concentrada.
  • 1 e 1/3 de xícara (chá) de açúcar (250g)
  • 1 xícara de água (250mL)
  • 4 colheres (sopa) de xarope de glucose
  • Dica: Feito a partir de amido de milho, é utilizado para trazer uma textura mais leve no sorbet , aumentar volume, prevenir cristalização do açúcar e salientar sabor.
  • 2 colheres (chá) de estabilizante/emulsificante
  • Dica: Emulsificante é um ingrediente que vai deixar o sorbet mais cremoso e agradável ao paladar. Para esta receita é importante colocar, no máximo, duas colheres (chá) de emulsificante, no caso desse ingrediente, o famoso “menos é mais” cai super bem.

Modo de preparo para o sorbet de morango

Sua fruta está congelada? Não?! Então corre lá e põe pra congelar.
Pronto, fruta congelada? Então é hora de começar!

Em uma panela, coloque a fruta (nesse caso, o morango), o açúcar, a água e o xarope de glucose (exceto o emulsificante!).

Misture os ingrediente que estão na panela até dissolver o açúcar e o xarope de glucose. Não precisa esperar virar geleia, basta dissolver tudo.

Desligue o fogo, coloque a mistura da panela em um recipiente.

Enquanto isso, em outro bowl , coloque água e gelo. Coloque o recipiente (o que tem a mistura ainda quente), dentro do bowl com água e gelo e mexa até esfriar (é tipo um banho-maria só que ao contrário).

foto rafaela rissoli

Bata no liquidificador e agora sim vai o emulsificante! Não pesa a mão na hora de pôr, lembra da dica que eu falei lá nos ingredientes.

Feito isso, transfira o líquido do liquidificador para o bowl da batedeira e deixe no congelador por 2 horinhas.

Duas horas depois, ou até o sorbet ficar consistente, tire do congelador e bata na batedeira por 5 minutos. Volte com o bowl para o congelador e deixe mais duas horas. Repita esse processo mais quatro vezes! Quanto mais vezes você o fizer, mais você garante cremosidade e menos cristais de gelo em seu sorbet .

Bateu pela quinta vez? Refrigere mais uma vez até ficar com a consistência desejada e voilà, temos um sorbet pronto!

Sorbet de limão siciliano e gengibre

rafaela rissoli limão siciliano e gengibre

As únicas coisas que se diferenciam do preparo acima é que:

Em vez de ser 500g, você usa de 200mL a 300mL de suco de limão siciliano (3/4 xícara) e pedaços ou raspas de gengibre (opcional).

Não precisa congelar o suco e as raspas do limão e nem o gengibre!

Na hora de misturar os ingredientes na panela (inclusive o gengibre), assim como o emulsificante fica de fora, o suco e as raspas de limão entram na hora de bater no liquidificador!

Dica: você pode usar gengibre em pó se preferir

O restante dos preparos se igualam ao modo de preparo do sorbet de morango.

Dica: Você pode variar as misturas e sabores do seu sorbet. Uma opção bastante famosa é o sorbet de limão com manjericão!

rafaela rissoli

Aposte nessa receita refrescante e você pedirá por mais dias de calor! Compartilhe com as amizades e com a família!

The post Sorbet refrescante para fazer em casa todo dia appeared first on Guia da Cozinha .

    Veja Também

      Mostrar mais