Essa matéria é para você que, assim como nós, está morrendo de saudade do cinema. Faz tempo, né? E não estamos falando dos filmes em si, mas daquela pipoca única, saborosa, que faz a gente se derreter durante a sessão. Não tem que consiga resistir a um balde de pipoca com refrigerante para ver aquele filme de ação, comédia ou drama. A pipoca de cinema parece estar um nível acima da nossa simples pipoca de casa.
No entanto, é possível fazer uma versão que consiga se igualar ao petisco do cinema e ter um sabor delicioso na sala de casa com a família. Então, fica ligado que o Guia da Cozinha vai te dar dicas para fazer pipoca e ter um resultado pra lá de espetacular. Já vai pedindo para alguém aí de casa escolher o filme que hoje vai ter pipoca!
O milho
Meu amigo, já pode ir aposentando aquela pipoca de microondas de vez. Para fazer uma pipoca digna, você vai ter que ir para a panela mesmo! Aqui, você vai precisar utilizar milhos para pipoca selecionados. Isso porque eles possuem uma maior qualidade, menos grãos com defeitos e vão estourar muito mais do que aquele milho baratinho. Confia, vai valer a pena!
Na panela
Para fazer pipoca, a gente costuma utilizar um pouco de óleo no fundo da panela, certo? Pois bem, aqui, prefira utilizar o óleo de canola, soja ou de girassol. Nunca, em hipótese alguma, faça o preparo dos grãos utilizando manteiga ou margarina. Isso porque esses ingredientes possuem um ponto de queima mais baixo que o óleo. Ninguém aqui quer comer uma pipoca queimada, né?
Uma das dicas para fazer pipoca que você deve levar em conta é o tamanho da panela que você está utilizando. Prefira as mais fundas, já que elas distribuem o calor de uma maneira mais uniforme. Isso vai garantir que as pipocas estourem por completo. Tente, também, sempre deixar os grãos bem espalhados no fundo da panela, para que recebam calor igualmente!
Os 3 milhos
Para você saber a temperatura ideal para fazer a pipoca, coloque o óleo para esquentar e adicione três grãos na panela e espere eles estourarem. Quando eles virarem pipoca, retire-os e acrescente o restante do milho. Com isso, a gordura estará na temperatura ideal para estourar todos os grãos!
E a manteiga?
Beleza, Guia da Cozinha, e onde fica a manteiga nessa história? Não existe pipoca de cinema sem aquela manteiga marota que não sai dos seus dedos por nada no mundo. Diferente da manteiga que a gente tem em casa, as redes de cinema costumam utilizar a chamada manteiga clarificada . Além de dar aquele sabor característico, a manteiga clarificada não deixa a pipoca murchar!
E sabe o que é mais legal? Você consegue fazer ela em casa mesmo . Você vai precisar de manteiga sem sal e um pote de vidro. Você deve ferver essa manteiga em fogo baixo – para que não queime. Uma espuma vai começar a se formar na superfície, que nada mais é que lactose. Com a ajuda de uma colher, retire toda a espuma, até que ela pare de se formar. Depois é só deixar a manteiga descansar e colocar em um pote de vidro.
A manteiga só deve ser adicionada a pipoca quando ela já estiver pronta. Basta aquecer sua manteiga clarificada no microondas por alguns segundos e regar sua pipoca. E claro, não se esqueça do sal!!!