Guia de Cozinha

Um dos maiores prazeres da vida é sentir aquele cheiro de  alho sendo refogado para fazer o arroz nosso de cada dia, não é? Um dos temperos mais consagrados da nossa cozinha é excelente para o preparo dos pratos base das nossas refeições, das carnes e, sem contar, do nosso churrasco com o famoso pão de alho . Seja ele fatiado, inteiro ou triturado, fato é que esse tempero pode ser usado de diversas maneiras na cozinha.

Para te ajudar no dia a dia, o Guia da Cozinha vai te mostrar algumas dicas bacanas para você usar o alho nas receitas sem erro e, claro, garantir todos os benefícios que ele oferece. Ah, e que não são poucos viu? Ele ajuda na diminuição de até 15% do colesterol ruim, controle da pressão arterial, melhora a resposta do organismo para infecções e muito mais!

Como comprar e conservar alho

Você sabe escolher melhor alho para levar para casa? Procure sempre por aqueles em que os dentes estejam mais encorpados com a casca e texturas sempre firmes e consistentes. E nada de conservar o alho na geladeira! Prefira lugares secos e arejados para sua conservação ser prolongada e você ter um alho com um sabor espetacular.

Tirando a casca sem estresse!

como utilizar o alho

Você é do time que fica alguns bons minutos tentando descascar o alho? Tá tudo bem, eu não conto se você não contar.! Mas, uma dica valiosa vai te ajudar a se tornar um craque nessa modalidade. Utilizando a faca, corte a extremidade do alho e, com a lateral da lâmina, pressione suavemente o dente para que ele se “quebre”. Feito isso, é só tirar as cascas com a mão! Moleza, né?



No forno

Uma das dicas de como utilizar o alho é colocá-lo no forno junto com uma carne assada ! Separe alguns dentes, corte as pontas e distribua pela forma junto com os demais temperos da sua carne. Esse tempo de forno vai fazer com que o alho amoleça e seu sabor ficará muito mais suave, perfeito para acompanhar seu prato e deixá-lo muito mais saboroso!

Um toque de alho

Não é muito fã de alho mas, ainda sim, quer deixar um sabor leve deste tempero nas receitas? Você pode esfregar um alho cru apenas no fundo da panela para pegar sabor. Ah, e sabe a receita italiana de bruschettas ? Uma dica sensacional é esfregar o alho no pão para que ganhe uma crosta de sabor riquíssima.

Outra dica valiosa é amassar o alho, com casca mesmo, e acrescentá-lo na panela enquanto estiver fritando um bife ou um filé de frango. Isso ajuda a dar ainda mais sabor ao prato de uma maneira sutil. Fica incrível!

Na churrasqueira

Não, não estamos falando do queridíssimo pão de alho. Já pensou em fazer um alho para degustação na churrasqueira? Corte a “tampa” da cabeça de alho, tempere com um azeite, sal e pimenta à gosto. Embrulhe em papel-alumínio e leve para churrasqueira com a temperatura ainda não muito quente. Retire-os cuidadosamente quando ficarem dourados e mais macios. É excelente para acompanhar as carnes e, até mesmo, fazer um molho de alho delicioso!

Nada de amarguras

como utilizar o alho

Muitas pessoas costumam reclamar do sabor forte e amargo que o alho pode causar em algumas receitas. Uma dica para que você não deixe de usá-lo e para que diminua essa sensação, é cortar o alho ao meio e retirar o miolo da parte interior. Você vai notar a diferença e suavidade que esse truque proporciona!

    Veja Também

      Mostrar mais