Tamanho do texto

Na coluna de hoje, recebi um dos maiores profissionais do universo da carne para fazer um Steak Dry Aged

Você já ouviu falar em dry aged? O nome parece meio assustador, mas o resultado pode ser muito mais surpreendente do que o esperado. Hoje a coluna do Chef Márcio Valenti traz o pitmaster (mestre churrasqueiro em defumação) e juiz da Kansas City Barbeque Society, dos Estados Unidos, Daniel Lee que vai nos explicar como funciona essa técnica de preparo e ensinar uma receita de Mac 'n Cheese bem fácil para acompanhar a carne. 

Veja também: Rabada com funghi e purê 

Tbone Feed - Dry Aged
Feed - Tricia Vieira
Tbone Feed - Dry Aged


Para esta receita, nós vamos trabalhar com uma carne dry aged , um dos processos de maturação que existem.  Para quem não sabe o que é , o  processo a seco controla a ventilação, umidade e temperatura, e é uma técnica que promove a quebra enzimática em 21 dias no mínimo.

Veja também: Costelinha de porco ao molho barbecue

Nesse período de maturação, que pode chegar até a 500 dias, parte do soro seca e as enzimas se concentram promovendo a quebra das fibras. Por isso, a carne fica mais macia e o sabor se intensifica. Assim, a gente consegue agregar notas de sabores, até chegar a um blue cheese, por exemplo.

Veja também: Carne ao vinho tinto com champingnon

Qualidade da carne do dry aged

Para garantir a qualidade da carne que você está comprando, é importante encontrar um açougue que trabalhe com uma seleção de animais de excelente procedência. É sempre bom lembrar que a raça do gado e o tempo de confinamento interferem no resultado final da carne no preparo do Dry Aged.

Mac ‘n Cheese

O Mac ‘n Cheese é uma receita tradicional dos americanos para acompanhar churrascos, mas existem relatos de pratos similares no século 14 na Itália, e os ingleses tem registros oficiais de pasta gratinada em 1769. O Mac ´n Cheese moderno é atribuído ao notável presidente americano Thomas Jefferson. Ele importou parte da receita juntamente com uma máquina de fazer macarrão para os Estados Unidos. Para facilitar a dica de hoje, nós vamos usar o penne, que é um macarrão encontrado mais facilmente no supermercado. 

 Dá uma olhadinha no vídeo e confira como ficou incrível a receita do Dry Aged :