O bife perfeito
João Felippe
O bife perfeito

Quem pensa que o resultado de um preparo na cozinha depende de sorte, está muito enganado. Para quase tudo, dentro de um processo de cocção, existe um motivo para ser daquele jeito.




Com um pouco de conhecimento, é possível não decorar  mas sim, compreender os motivos pelos quais um resultado muda dentro da cozinha e, com isso, passar a produzir pratos com melhor resultado.

Hoje eu te mostro como fazer o bife perfeito com algumas dicas infalíveis.

DICA 1

Comece cortando as gorduras e membranas lateriais do seu bife.

Cortando as membranas
João Felippe
Cortando as membranas




Isso impede que a carne fique no formato de orelha em contato com a chapa quente.
Com o calor da chapa, as gorduras e membranas tendem a se contrair, porém a carne propriamente dita não.
Isso deforma o bife, formando uma concha ou orelha e diminuindo a superfície de contato da carne com a chapa, impedindo que ela sele perfeitamente dos dois lados.

DICA 2

A Temperatura da chapa é fundamental.

Chapa Quente
João Felippe
Chapa Quente









Bife na chapa é com boca grande e fogo alto.

Nada de fogo médio ou boca pequena.

Coloque um pouco de água na chapa quente. Se ela borbulhar e evaporar, a temperatura ainda não é ideal para colocar seu bife.
Se colocar um pouco de água, ela deslizar suavemente pela frigideira, então sua superfície está pronta para selar perfeitamente um bife.


DICA 3

Não faça todos os bifes de uma só vez.

Bife na Chapa
João Felippe
Bife na Chapa




Nunca coloque mais do que dois bifes dentro da frigideira. A chapa quente não vai dar conta de sustentar o calor e você vai cozinhar a carne e não selá-la.

Pra finalizar, carne da chapa é resfriada e nunca gelada.
Estas três dicas, permitem que você sele a carne, mantendo todos os líquidos da carne dentro dela, caso contrário, vai formar uma poça de líquidos dentro da sua frigideira e, carne sem líquido, é carne desidratada (um bife seco como resultado).

DICA 4

Sele a carne - Reação de Maillard

Reação de Maillard
João Felippe
Reação de Maillard









Com a chapa quente e o bife resfriado, deixe todo o bife em contato com a chapa por 2 ou 3 minutos.
Isso criará uma camada dourada e crocante chamada "Reação de Maillard" que é o processo químico em que o calor faz proteínas reagirem com açúcares, criando a crosta dourada, o aroma e o sabor característicos dos alimentos assados e grelhados. Isso impede que os líquidos da carne saiam, permitindo que você tenha uma carne dourada por fora e suculenta por dentro.

DICA 5

Acomode uma carne em um recipiente que não a esfrie

Cerâmica
João Felippe
Cerâmica




Colocar os seus bifes em um recipiente metálico permitirá que seus bifes esfriem mais rapidamente pois o metal é um ótimo condutor de calor, dissipando o calor do seu bife rapidamente.

Dê preferência para acomodar sua carne em recipientes como cerâmica, porcelana ou madeira. Estes materiais retém o calor por mais tempo, permitindo que seu bife fique quentinho mesmo depois de vários minutos.


Seguindo estas dicas, você vai fazer bifes perfeitamente preparados e altamente suculentos por dentro.

João Felippe é influencer no perfil  @olhaqloko no Instagram com mais de 2 milhões de seguidores. Por lá você acompanha mais receitas como esta.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes