No Dia Nacional do Café, tire as principais dúvidas sobre a bebida
FreePik
No Dia Nacional do Café, tire as principais dúvidas sobre a bebida

Comemorado no Brasil em 24 de maio, o Dia Nacional do Café marca o cultivo e consumo da bebida que é figurinha carimbada no dia a dia de tantas famílias. No nosso país, o café é a segunda bebida mais consumida pela população, perdendo apenas para a água, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 

Ainda assim, o consumo é cercado de dúvidas. Afinal, beber café todo dia faz mal à saúde? Qual a quantidade ideal da bebida que podemos consumir no dia? Entenda a seguir:

Consumir café todo dia pode trazer riscos à saúde?

"Consumir café diariamente não trará nenhum risco para a saúde, desde que seja consumido em quantidades moderadas. O risco para a saúde dependerá da dose ingerida e se a pessoa já possui algum comprometimento gastrointestinal ou sensibilidade à cafeína", afirma Mayra Magalhães, professora de Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB).

Quais são os benefícios de tomar café?

  • Melhora os níveis de energia e concentração ao longo do dia;
  • Ajuda no funcionamento do intestino;
  • Auxilia no aumento da resistência física;
  • Tem efeito anti-inflamatório;
  • Previne o câncer;
  • Alivia o estresse.

"A ressalva é que para ter benefícios precisa ser consumido puro, sem açúcar e sem adoçante, estes sim prejudiciais. Para quem ainda adoça o café, uma sugestão é substituir por pitadas de temperos terapêuticos, como canela em pó", pontua a nutricionista clínica e funcional Gisela Savioli.

Quantas xícaras posso tomar por dia?

Embora o café ofereça muitos benefícios à saúde, é importante consumi-lo com moderação, já que o excesso de cafeína pode levar a efeitos colaterais indesejados, como nervosismo, insônia, palpitações cardíacas e até dependência.

"A cafeína pode afetar o corpo humano se consumida em doses altas. Algumas pessoas mais sensíveis podem sentir palpitações, aumento da ansiedade e insônia. Devem evitar o consumo todos aqueles que sentirem algum tipo de desconforto gastrointestinal, como gastrite, refluxo e azia, pois podem piorar esses sintomas", esclarece Magalhães.

"Uma dica para saber se você não metaboliza bem o café - ou se tem exagerado na dose - é ficar três dias sem a bebida. Se sentir náusea, irritabilidade, dor de cabeça, pode ser indício para diminuir a dose ou buscar outras opções, como o café descafeinado", conta Savioli.

As especialistas recomendam não passar de 3 a 4 xícaras pequenas por dia e ficar atento ao consumo de outras bebidas que contêm cafeína, como aquelas à base de cola, chá-mate, chá preto e energéticos. O ideal também é tomar o último cafezinho do dia até às 17h.

Café x estômago: faz mal ou não faz?

"A cafeína aumenta a digestão dos alimentos, pois estimula a secreção de ácido clorídrico no estômago. Porém, é exatamente por isso que não é recomendada para pessoas que apresentam sintomas de azia. Já no intestino, o consumo de café aumenta a motilidade intestinal e os movimentos peristálticos, acelerando a eliminação das fezes", diz Magalhães.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

** Gabrielle Gonçalves é jornalista formada pela UNESP e atua como repórter do iG Delas e do iG Receitas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!