No dia 10 de outubro, terça-feira, o Restaurante Baccarelli celebra mais uma etapa de seu desenvolvimento com a formatura da 1ª turma do curso de Cozinha Profissional. Na cerimônia, as alunas receberão certificados de conclusão da formação, e será realizado ainda um coquetel especial para marcar a ocasião. O evento acontece na sede do Instituto Baccarelli, em Heliópolis, e contará com a presença de representantes da Unilever, da B3, da Gastronomia Periférica e do Instituto Baccarelli, além de convidados.
Das 20 alunas participantes, 6 delas concluem o curso já empregadas – 5 contratadas pelo próprio Restaurante Baccarelli, e uma pelo Da Quebrada, restaurante da Gastronomia Periférica localizado no bairro da Vila Madalena.
Realizada entre julho e agosto de 2023, a formação de Cozinha Profissional foi aplicada pela Escola Gastronomia Periférica, e teve ênfase em Cozinha Coletiva. Foram mais de 80 horas de curso, entre aulas práticas e teóricas, abrangendo temas como higiene e segurança, hotelaria, técnicas culinárias e aproveitamento total de ingredientes. No programa gastronômico, foram desenvolvidos conhecimentos relacionados ao preparo de carnes, aves, peixes e frutos do mar, além de módulos especiais dedicados à cozinha brasileira, cozinha vegetariana e vegana, e marmitas e congelados.
“Essa formatura é a cereja no bolo desse projeto fantástico, que é o Restaurante Baccarelli”, afirma Edilson Ventureli, diretor executivo do Instituto Baccarelli. “Desde que iniciamos nossa campanha de combate à fome e à insegurança alimentar, nosso objetivo sempre esteve mais além. A favela precisa de comida, mas também precisa de oportunidades. E o curso de Cozinha Profissional tem o potencial de transformar a vida dessas mulheres. Só podemos agradecer à Unilever, à B3 e à Gastronomia Periférica por aceitarem esse desafio e ajudarem a transformar esse sonho em realidade”.
A cerimônia se inicia às 14h, com falas de representantes da Gastronomia Periférica e do Instituto Baccarelli. Com a entrega dos certificados às formandas, todos são convidados a participar de um coquetel em comemoração à conclusão do curso. Em seguida, Edilson Venturelli, diretor executivo do Instituto Baccarelli, acompanha parte dos convidados a uma visita completa à sede da instituição.
“A formatura de uma turma carrega muitos simbolismos importantes. Mulheres periféricas ao se formar, demonstram que venceram todas as adversidades que o cotidiano apresenta e muitas vezes, as afastam de conhecimento e de consequentemente da transformação de suas vidas. Acreditamos que essa é a primeira de muitas turmas que ainda vamos formar nesse território, pois as parcerias reforçam que coletivamente chegamos mais longe diz Adélia Rodrigues, cofundadora da Gastronomia Periférica”.