Pé de moleque: conheça a história por trás do nome e aprenda a fazer o doce símbolo das festas juninas

Otávio Albuquerque, do canal Conhecimentos da Humanidade, traz curiosidades e ensina a preparar a receita da guloseima. Confira a seguir!

Junho acompanha a chegada das quermesses, a exaltação do interior e das vivências caipiras e, claro, o apreço pelas comidas tradicionais das festas juninas

Otávio Albuquerque, especialista em gastronomia e criador do canal Conhecimentos da Humanidade, conta que o tradicional pé de moleque é uma variação do quebra-queixo e teria surgido no Brasil durante o século XVI devido à introdução da cana-de-açúcar no país, misturando rapadura e amendoim.

iStock

Albuquerque explica que a origem do nome é incerta

"Pelo menos duas histórias parecem bem plausíveis, ou no mínimo interessantes", afirma. Em uma versão, as quituteiras da época faziam quebra-queixos de amendoim e os deixavam para esfriar e endurecer nas janelas. Alguns meninos pegavam as travessas e fugiam enquanto as cozinheiras gritavam: "Pede, moleque! Em vez de roubar, pede!".

Wikimedia Commons

Na outra versão citada pelo apresentador, a resposta é mais técnica

"O nome seria esse por conta da semelhança a um tipo de calçamento colonial popular feito de pedras irregulares e chamado pé de moleque", diz o especialista. "No entanto, existem histórias dizendo justamente o contrário: que o pavimento foi batizado em homenagem ao doce".

Reprodução

Confira a seguir uma receita típica de pé de moleque

shutterstock

Ingredientes (rende 20 porções)

½ kg de amendoim torrado e descascado; 1 lata de leite condensado; ½ kg de açúcar; 3 colheres de margarina.

Modo de preparo (tempo de duração: 15 minutos)

Colocar na panela o amendoim, o açúcar e a margarina. Levar ao fogo, mexendo sempre. Quando começar a formar uma calda, coloque o leite condensado. Mexa bem, até soltar do fundo da panela, como brigadeiro. Coloque no tabuleiro untado com margarina. Deixe esfriar e corte em pedaços.

Quer mais receitas como essa?

Então acesse a nossa página clicando no link abaixo:

Veja mais Top Stories