Salada de macarrão com abobrinha e molho de hortelã da Rita Lobo

Faça um almoço de domingo leve e gostoso. Prepare a salada de macarrão com abobrinha do site Panelinha, da Rita Lobo

Receita de salada de macarrão com abobrinha e molho de hortelã
Foto: Reprodução/ Panelinha
Receita de salada de macarrão com abobrinha e molho de hortelã


Perfeito para dias quentes, a salada de macarrão com abobrinha crocante e molho de hortelã da Rita Lobo, além de refrescante é super fácil e saborosa. Aprenda o passo a passo e se delicie com esse prato!

Ingredientes 

  • 500 g de orecchiette (ou outra massa curta de granno duro)
  • 4 abobrinhas italianas
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • azeite a gosto
  • cubos de gelo para resfriar o macarrão

Modo de preparo 

Leve ao fogo alto uma panela grande com cerca de 5 litros de água. Assim que ferver, adicione sal - 1 colher (sopa) para cada 2,5 litros de água.Enquanto isso, prepare uma tigela grande com cubos de gelo e um pouco de água.

Coloque o macarrão na panela e deixe cozinhar apenas para ficar al dente. Sempre que for usar a massa como salada, retire da água de cozimento 1 minuto antes do tempo indicado na embalagem.

Escorra a água e transfira o macarrão para a tigela com gelo para esfriar e interromper o cozimento. Assim que estiver frio, retire com uma escumadeira, transfira para uma travessa e regue com um fio de azeite. Misture bem para não grudar.

Lave, seque e corte as pontas das abobrinhas. Divida cada uma ao meio, no sentido do comprimento, e fatie em meias-luas grossas de cerca de 1,5 cm - assim elas ficam crocantes no centro.

Leve ao fogo médio uma frigideira grande. Quando aquecer, regue com azeite e distribua as fatias de abobrinhas, uma ao lado da outra - não coloque todas de uma vez, ou elas vão cozinhar ao invés de dourar. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe no fogo, por cerca de 2 minutos de cada lado para dourar por igual. Transfira as abobrinhas para a travessa do macarrão e misture delicadamente. Repita com todas as fatias, regando sempre a frigideira com azeite.