Aprenda a receita de salmão preparada por Arthur e Lumena, do BBB21

Na websérie "No Perrengue", os ex-BBBs preparam o peixe com crosta de pesto, aligot e crispy de alho-poró de forma prática e rápida

Salmão com crosta de pesto
Foto: LivUp
Salmão com crosta de pesto

O primeiro episódio da websérie "No Perrengue", apresentada por Zeca Camargo teve a participação dos ex-BBBs Lumena Aleluia e Arthur Picoli. Os participantes do BBB21 foram desafiados a reproduzir uma receita desenvolvida pelos chefs da foodtech Liv Up, com alimentos saudáveis, naturais e equilibrados mesmo durante uma rotina mais intensa.

Munidos de fones de ouvido, os participantes tiveram que superar os barulhos da vizinhança e preparar o prato narrado por Zeca, em apenas 40 minutos. O resultado foi um apetitoso salmão em crosta de pesto com crispy de alho-poró e aligot. Confira o passo a passo da receita e se delicie.

Salmão em crosta de pesto

Ingredientes

  • Salmão assado Liv Up - 80g - 1 unidade
  • Queijo parmesão ralado - 10g - 1 colher (sopa)
  • Manjericão - 10g - 2 colheres (sopa)
  • Castanha-do-pará ou de caju, ou nozes picadas - 5g - 1 colher (sobremesa)
  • Azeite de oliva - 10g - 1 colher (sopa)

Modo de preparo


Em uma tábua e com o auxílio de uma faca, pique o manjericão e sua castanha escolhida, até que se tornem uma farofinha. Depois misture os dois. Junte essa farofinha ao parmesão ralado e ao azeite, até formar uma "farofa" mais úmida. Reserve.

Descongele o salmão, conforme instruções da embalagem e transfira para um prato. Cubra a parte superior de seu salmão assado, delicadamente, com a mistura reservada. Na hora de servir, aqueça no micro-ondas por 45 segundos (ou menos) ou até o queijo derreter.


Crispy de alho poró

Ingredientes

  • Alho-poró - 250g - 1 porção
  • Amido de milho - 60g - 3 colheres (sopa)
  • Óleo - 500g - 2 xícaras (chá)
  • Sal - quanto baste

Modo de preparo


Higienize o alho-poró, seque bem e utilize o corte battonet (corte em formato de palito mais grosso) para talos e folhas. Reserve. Junte o amido de milho ao alho-poró e espalhe bem.

Com a ajuda de uma peneira grande, tire o excesso de amido dos pedaços de alho-poró. Em uma panela média, pré-aqueça o óleo em fogo médio (150ºC). Frite o alho-poró espalhando para melhor distribuição do calor. Retire quando estiver dourado e coloque no papel toalha espalhado para manter a crocância.

Tempere com sal a gosto e reserve.


Aligot

Ingredientes

  • Batata asterix - 125g - 1 batata grande
  • Alho amassado - 15g - 1 dente
  • Creme de leite - 60g - 4 colheres (sopa)
  • Manteiga com sal - 15g - 1 colher (sopa)
  • Queijo minas padrão - 50g - 3 colheres (sopa) - já ralado
  • Queijo Raclete - 50g - 3 colheres (sopa) - já ralado
  • Sal - o quanto baste

Modo de preparo

Descasque as batatas e corte em cubos grandes, coloque em uma panela com água fria suficiente para cobrir todas. Adicione o dente de alho já amassado e tempere com sal à gosto. Cozinhe por cerca de 20 minutos ou até que estejam macias (faça o teste com um palito).

Enquanto isso, rale os queijos em ralo fino. Reserve. Escorra as batatas e descarte o alho. Amasse com um espremedor ou amassador de batatas. Passe por uma peneira grande de metal com ajuda de uma colher. Isso vai garantir um purê mais liso e homogêneo. 

Retorne o purê de volta à panela, leve ao fogo baixo por 2 a 3 minutos. Desligue o fogo. Em outra panela, coloque o creme de leite e a manteiga, aqueça rapidamente até ferver.

Volte a panela de purê ao fogo baixo e, com ajuda de uma concha, adicione aos poucos a mistura de creme de leite com manteiga. Mexa vigorosamente, sem parar, até obter um creme uniforme. Desligue o fogo e transfira o purê para o copo de um liquidificador e bata por 3 minutos ou até ficar homogêneo. Transfira o purê de volta à panela. Ele deve estar levemente mais líquido. Corrija o sal, mas lembre-se que os queijos são bem salgados.

Em fogo baixo, adicione os queijos já ralados aos poucos. Mexa vigorosamente e sem parar. Se precisar, afaste a panela do fogo de vez em quando. Entre as mexidas, faça movimentos para cima, para promover a liga do queijo com a batata.

Ele deve adquirir uma consistência lisa, que, ao levantar a colher, forma uma fita elástica e contínua. Não prolongue o cozimento, pois ele pode desestruturar o aligot. Sirva imediatamente.

Em um prato coloque a quantidade de aligot desejada, com uma porção de crispy de alho poró em cima e o salmão ao lado.