Confira as dicas para acertar na empanada argentina

O quitute dos hermanos faz sucesso e é prato típico de vários outros países. Confira as dicas do restaurante SAN Telmo

As empanadas argentinas são servidas como entrada ou lanches
Foto: FreePik
As empanadas argentinas são servidas como entrada ou lanches

Depois da participação de Paola Carosella no “Masterchef Brasil”, as empanadas ganharam ainda mais popularidade e buscas na web. O quitute dos hermanos não demanda de muito tempo e fica uma delícia! O nosso pastel brasileiro lembra um pouco do prato, mas a massa e o modo de preparo são bem diferentes. 


O prato é consumido desde a Idade Média e é típico em diversos países da América Latina e também na Espanha. Para fazer a tradicional empanada argentina, o SAN Telmo diz que a carne moída, cebola e temperos não podem ficar de fora da receita. Para os vegetarianos fãs da culinária do país, basta trocar o recheio para um que agrade o paladar. 


Para a massa, farinha de trigo, gordura, água e sal são os pontos chaves para deixá-la no ponto delicioso. "Para uma massa simples, 500 gramas são suficientes. Misture bem os ingredientes. A massa tem que estar lisa e firme ao tocar", indica o chef Cristian Galarza.


Caso exagere na quantidade de farinha, use a água para corrigir o ponto. Agora, mão na massa! Ela precisa ser sovada antes de ser aberta para receber o recheio. "A massa pode ser manuseada com os dedos e aberta com o auxílio de um rolo de massa", diz Galarza. Depois de pronta, corte a massa em discos. 


No recheio, a carne moída, sal e pimenta-do-reino fazem a combinação mais clássica da receita, mas inovar é sempre uma opção! A empanada de jamón y queso (presunto e queijo), pollo (frango) e a vegetariana também fazem muito sucesso. Se se sentir animado e quiser aproveitar a massa para a sobremesa, o doce de leite e chocolate ficam incríveis nas empanadas. 


Pré-aqueça o forno a 220 graus e asse as empanadas até que fiquem douradas. Pronto! Fica uma delícia e leva uma hora de preparo. No total, o tempo de preparo das empanadas podem levar até duas horas. Confira a receita e faça em casa! 

Empanada argentina 


Para a massa:  

  • 500gr de farinha 
  • 250gr de banha suína 
  • 200 ml de água 
  • 20 gramas de sal 

Para o recheio: 

  • 500gr de carne moída da sua preferência (acém) 
  • 250gr de cebola picada 
  • 2 dentes de alho amassado 
  • 100gr de pimentão verde ou vermelho picado 
  • Sal e pimenta a gosto 

Modo de preparo: 

Misture os ingredientes da massa até que fique homogênea. Abra a massa com a ajuda de um rolo e corte os discos. 

Para o recheio, refogue a cebola até ficar transparente, acrescente a carne, some os temperos, cebolinha e salsinha para finalizar.Deixar esfriar para depois rechear os discos.

Feche (repulgue) os discos recheados. Asse as empanadas no forno preaquecido a 220* por 20 minutos ou até que fiquem douradas.


Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo da empanada argentina fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: