Com as temperaturas mais baixas, caldos e cremes quentinhos e cremosos ganham espaço nas refeições. Seja no almoço ou jantar, os caldos veganos e vegetarianos
são uma delícia e ficam ainda melhorez quando servidos acompanhados de pães e torras.
As receitas a seguir podem sere preparados com ajudo do liquidificador ou mixer, mas na falta deles o bom e velho garfo para amassar os ingredientes resolve. Você pode variar as receitas adicionando itens de sua preferência ou fazendo substituições com outros legumes que já tiver em casa.
Caldo de brócolis
Esta receita vegetariana do Figo & Funghis é muito nutritiva, fácil de preparar e serve duas pessoas.
Ingredientes
- 1 pé de brócolis japonês separado em buquês
- 1 litro de água quente
- 1 cubinho de caldo de galinha light
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picadinho
- 1 colher (chá) de óleo de canola
- 1 copo (170g) de iogurte desnatado
- Pimenta e sal a gosto
Modo de preparo
Em uma panela aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Junte o brócolis, reduza o fogo e cozinhe com a panela tampada apenas no vapor por uns 5 minutos, ou até ficar macio. Cubra com a água quente, junte o cubo de caldo e deixe ferver. Cozinhe por mais 5 minutos, tempere com pimenta e sal a gosto, separe alguns brócolis para enfeitar o prato e reserve. Na panela do caldo, junte o iogurte e bata com um mixer manual ou bata tudo em um liquidificador. Torne a aquecer a sopa por mais 3 minutos e sirva em seguida. Fica uma delícia!
Caldo de inhame com milho fresco e creme de beterraba
A receita vegetariana da Cozinha Travessa serve duas pessoas. Para deixá-la vegana você pode substituir o creme de leite de vaca por um creme de leite de soja e a manteiga, por uma gordura vegetal, como azeite de oliva.
Ingredientes
Você viu?
- 8 inhames
- 4 espigas de milho-verde
- 3 beterrabas
- 1 cebola média
- 1 colher de manteiga
- Creme de leite para o creme de beterraba (+ou- 3 colheres de sopa)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Cozinhe o inhame descascado e em cubos. Depois de macios, escorra e bata no mixer ou liquidificador com um pouquinho da água do cozimento. Reserve. Tire o milho da espiga e refogue com manteiga e cebola, até ficar cozido, depois junte com o creme de inhame e misture bem. Se achar que está grosso demais, você pode colocar um pouco de água. Acerte o sal, tampe e deixe cozinhar mais um pouco. Para o creme de beterraba, cozinhe as beterrabas sem casca e bate no mixer com um pouquinho da água do cozimento e o creme de leite. Acerte o sal e pronto. Delicioso!
Caldo verde vegano
A receita do Presunto Vegetariano é vegana, feita à base de couve manteiga. Se quiser incrementar para ter uma coisinha a mais para mastigar, você pode adicionar uma linguicinha vegetal ou tofu defumado cortado em cubos.
Ingredientes
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 xícara (de chá) de cebola picada
- 3 batatas inglesas, de tamanho médio, bem picadas
- 3 xícaras (de chá) de água
- 2 folhas grandes de couve manteiga picadas em tiras
- Sal a gosto
Modo de preparo
Lave e pique os ingredientes. Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Em seguida, acrescente as batatas, tempere com sal a gosto e refogue por alguns minutos. Acrescente a água e deixe cozinhar até as batatas ficarem bem macias. Assim que estiverem no ponto, acrescente a couve e cozinhe até ela amolecer. Desligue e espere 10 minutos para bater.
Coloque tudo em um liquidificador e bata até ficar uma mistura uniforme. Se sentir necessidade, esquente novamente para servir. Sirva com pão, croutons, com cheiro verde salpicado em cima ou com cascas de batatas assadas, que ficam como chips. Aproveite!
Creme de palmito
A receita do A Casa Encantada traz todo o sabor do palmito em uma textura diferente, super gostosa e vegana. Confira.
Ingredientes
- 700 g palmito pupunha
- ½ cebola
- 2 dentes de alho
- 1 colher de sopa de azeite
- 700 ml de Água
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Corte a cebola e leve para refogar com azeite até murchar. Em seguida, adicione 2 dentes de alho amassados e deixe refogar até dourar. Pique o palmito pupunha e adicione na panela com 700 ml de água, sal e pimenta-do-reino. Deixe cozinhar por 15 minutos em fogo médio, ou até ficar bem macio. Transfira para o liquidificador e bata tudo até ficar com homogêneo. Pronto!