O donut, aquele doce americano que sempre aparece nos filmes e desenhos animados está cada vez mais popular no Brasil.  Trata-se de uma opção perfeita para quem quer um doce diferente. Além disso, é muito versátil, já que permite usar várias coberturas.


Segundo a chef Bruna Comin, o donut pode ser assado ou frito. "Tradicionalmente, ele é frito, mas você pode fazer no forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 minutos e verificar o ponto com um palito de dente", aponta. 

Você viu?

Donuts perfeito

Os donuts são parecidos com os famosos sonhos de padaria, mas têm algumas diferenças
FreePik
Os donuts são parecidos com os famosos sonhos de padaria, mas têm algumas diferenças


As coberturas são diversas, você pode fazer uma cobertura com pigmento rosa e confeitos coloridos, como dos Simpsons, ou utilizar apenas canela e açúcar ou até cobertura de chocolate! Vai do seu gosto. Mas a massa base perfeita que rende de 30 a 35 donuts é com esta receita perfeita:

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 250 ml de leite
  • 1 1/2 colher de sopa de margarina
  • 1/2 xícara chá de açúcar refinado
  • 3 xícaras chá de farinha de trigo
  • 1/2 colher de sopa de fermento em pó (pode ser também 150 gramas do fermento biológico)

Modo de preparo:

Dissolva o fermento no leite morno. Esse detalhe faz toda a diferença, o leite não deve estar nem frio, nem quente demais. Acrescente os ovos, o açúcar, a margarina e, aos poucos, a farinha de trigo. Vá amassando com as mãos até obter uma massa homogênea e firme. Se a massa estiver mole demais, acrescente farinha. Se tiver dura demais acrescente leite. O ponto é quando desgrudar da mão.

Para o donuts perfeito, deixe ele descansar para crescer por 1 hora num local morno, não um local gelado. Faça uma bola com a massa e cubra com filme plástico.

Abra a massa numa superfície enfarinhada. O bom é uma espessura de 1,5 cm. Corte-a com diferentes diâmetros. Com um cortador faça círculos. Com um cortador menor, retire o centro de modo a formar rosquinhas. Se não tiver o cortador, use algo como um copo e uma xícara, que dê para fazer os dois tamanhos. Eu gosto de cortar o círculo grande com o cortador de 8 cm.

Asse em um forno pré aquecido a 180 graus e asse durante 30 minutos ou frite em óleo não muito quente até ficar dourado. Se fritar em óleo quente é possível que a massa fique crua. Depois disso é só decorar à gosto e servir.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!