Que o estrogonofe é um grande querido dos brasileiros, ninguém duvida. Mas uma tendência famosa de diminuir o consumo de carne na segunda-feira está ficando ainda mais popular. Então que tal uma segunda sem carne com uma versão vegana do estrogonofe?
A estudante de nutrição e responsável pelo Instagram Comaveggy, Clara Redivo, trouxe ao iG Receitas duas versões deliciosas e veganas deste queridinho dos almoços brasileiros. Escolha a que preferir: grão-de-bico ou cogumelo shitake, vai da sua preferência!
Estrogonofe de grão-de-bico
Você viu?
Nesta receita, você irá dar a cor do estrogonofe com molho de tomate e leite de coco. Além de ser delicioso, você diminui o consumo de carne de forma mais barata e fácil.
Ingredientes:
- Grão-de-bico cozido
- Leite de coco
- Champignon
- Molho de tomate
- Cebola
- Alho
- Sal a gosto
Modo de preparo:
Refogue o grão-de-bico e o champignon com alho e cebola até ficar macio. Misture o molho de tomate e o leite de coco até dar a cor característica de estrogonofe, coloque o grão e o cogumelo e pronto! Sirva com arroz e batata palha.
Estrogonofe de Shitake
Esta receita leva este cogumelo delicioso e couve-flor para dar a proteína do prato. Além de gostoso, a receita é fácil de fazer e não demora muito para ficar pronta.
Ingredientes:
- 300 gramas de shitake
- 1/2 couve-flor cozida
- Cebola
- Alho
- Molho branco de castanha de caju
- 1 concha de molho de tomate
- Páprica defumada
- Sal
Modo de preparo:
Refogue a cebola e o alho, adicione o cogumelo e deixe reduzir por alguns minutos. Acrescente a couve-flor, os molhos e os temperos.
Para o molho de castanha, deixe 1/2 xícara de castanhas de molho por 8 horas, descarte a água e bata no liquidificador com água até ter uma consistência de creme.