Como fazer fondue? Ouvimos um especialista para você não errar no preparo

Mesmo sendo um prato simples, há alguns truques para deixá-lo perfeito

Prato tradicional do inverno, o fondue pode ser servido tanto doce quanto salgado , com uma combinação de sabores incrível. Além de esquentar o ambiente e ter combinações saborosas, o fondue é simples de fazer.

Nada como um bom fondue para afastar o frio
Foto: Divulgação
Nada como um bom fondue para afastar o frio


Mas apesar de fácil, o fondue tem seus truques. Pensando em não arruinar a noite errando em algum ponto do preparo do fondue, a Chef Clau Poiatti trouxe dicas infalíveis para você que quer fazer fondue em casa!


Cuidado com o tipo de queijo

Foto: Lipe Borges/Divulgação
Queijos suaves misturados com mais picantes é uma boa opção


Apesar de muitos comprarem o queijo próprio, é preciso prestar atenção no tipo. Clau indica utilizar o Emental, que é duro, amarelo claro e suave, misturado ao Gruyère, que é mais forte.

Outros queijos que ela indica é o Gouda e o Provolone. "O Gouda é mais suave, indicado para crianças até. O Provolone pode substituir o Gruyère, pois é um pouco mais picante", aponta a chef.

Se preferir utilizar o muçarela, ela indica derreter e não utilizar vinho. "Ao juntar bebida alcoólica ele tende de ficar muito elástico ao invés de cremoso. Utilize leite para derreter e sempre junte outro queijo, como o Gruyère", afirma Clau.

Já para o doce, chocolate!

Foto: Lipe Borges/Divulgação
Chocolate é o melhor para fondue doce


Clau indica algumas marcas de chocolates fracionados, que derretem fácil e não queimam com facilidade. "O fracionado da Sicao é ótimo, Harald é uma boa escolha também. Se não encontrar, as marcas mais conhecidas como Nestlé e Garoto dão bons resultados ao derreter", indica a chef.

Banho-maria é a melhor opção

Foto: Leandro Farchi/ Fotoarena
Derreta o chocolate em banho-maria para não queimar


Para derreter o chocolate, o mais indicado é utilizar a clássica técnica do banho-maria. "O único cuidado é com a água, que pode cair no fondue", afirma Clau. Já para o queijo, derreta na panela com vinho, que deixa o queijo cremoso, mas não grosso.

Para o salgado, carne!

Foto: Reprodução/Netao Bom Beef
Cortada em tiras finas, você pode utilizar alcatra, filé mignon e picanha


Clau indica utilizar carnes macias. "O filé mignon é o mais recomendado, mas você pode utilizar o miolo da alcatra ou picanha, temperados com sal e pimenta. Você pode fritar em uma chapa e ir direto no molho ou fritar na panela do jogo de fondue para deixar um sabor antes de colocar o queijo", aponta a chef.

Para o doce, frutas!

Foto: Divulgação
Frutas da época são mais utilizadas


Você pode utilizar marshmallow, mas tradicionalmente as frutas são as protagonistas do fondue. "As mais usadas são uva, morango, manga, banana e kiwi. Lembre-se sempre de secar bem as frutas antes de mergulhar no chocolate, pois a água pode reagir mal com o chocolate e ressecar", afirma Clau.

Cuidado para não queimar o fondue

Foto: Receitas Nestlé/Marcelo Resende
No rechaud o fondue pode queimar também


O risco de queimar não está só na hora de derreter, o fondue tanto salgado quanto doce pode queimar no rechaud. Por isso, Clau indica alguns cuidados: "utilize uma panela mais grossa tanto para o chocolate quanto para o queijo, mexendo sempre para que não grude e queime. Mantenha o fogo do rechaud sempre baixo".

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo do fondue fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, o "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: