Fazer um jantar pode ser meio difícil. O dia foi cansativo, a fome é grande e então muitos recorrem a alimentos rápidos e ultraprocessados. Mas você sabia que é possível fazer um jantar que satisfaz, é fácil e ainda é adequado para a dieta low carb?

Ter um jantar low carb é mais simples do que parece
Reprodução
Ter um jantar low carb é mais simples do que parece


Segundo a chef de gastronomia funcional Malu Lobo, o importante em uma alimentação low carb é a combinação de vegetais ricos em água, folhosos, cereais integrais e carnes magras. "E o segredo para não enjoar é mudar a forma do cozimento, você pode fazer os vegetais refogados, grelhados, assados e até purês", afirma Malu. 


Uma dica que a chef dá é a de fazer uma boa quantidade para congelar e reservar para outros dias. "Faça e depois guarde pequenas porções, assim você pode congelar e consumir ao longo da semana. Isso vai colorir os pratos e variar a dieta", indica Malu.

Pensando na variedade da alimentação e em um jantar saboroso e que sacia, Malu Lobo trouxe receitas e pratos fáceis de fazer em casa para o jantar! 

Que tal um escondidinho?

É possível fazer um escondidinho low carb trocando o purê!
Reprodução/Nestlé
É possível fazer um escondidinho low carb trocando o purê!


Em uma dieta low carb, é possível fazer delícias em casa. Uma delas é o escondidinho. Substituindo o purê de batata clássico por um de abobrinha ou abóbora, o prato se transforma em algo com baixa caloria e fica perfeito! Você pode rechear com os recheios tradicionais, como frango, carne e até vegetais.

Salada não pode faltar

A salada com crocante e maionese de abacate é ótima para o jantar
Reprodução
A salada com crocante e maionese de abacate é ótima para o jantar


Malu aponta que é possível fazer saladas e pratos variados na dieta low carb. "Você pode utilizar brócolis, couve flor, chuchu, berinjela, rabanete, cogumelos, quiabo,rúcula, espinafre, agrião, etc. E com cereais integrais, ricos em fibras como lentilha e grão de bico", afirma a chef. 

Você viu?

Uma ideia que ela traz é a salada de folhas escuras com crocante de oleaginosas e maionese de abacate. Com apenas 1 maço de alface frise, meio maço de rúcula e meio maço de agrião, misturado a 2 colheres de sopa de nozes picada, 2 colheres de sopa cranberry hidratadas (neste caso, uma opção) e 2 colheres de sopa ricota de castanhas ou ricota de leite temperadas com azeite, sal marinho e suco de limão.

Para a maionese de abacate, os ingredientes são simples. Com 1 abacate, 2 colheres de sopa de suco de limão, 1 colher de raspas de limão, meio dente de alho, sal marinho a gosto, 3 colheres de sopa azeite de oliva e a opção de colocar 1 pimenta dedo de moça sem sementes. O processo é simples: coloque tudo em um liquidificador ou processador e bata enquanto coloca um fio de azeite até ter um creme homogêneo e aerado. 

E que tal uma abobrinha recheada?

A abobrinha recheada é ótima para o almoço e para o jantar
Reprodução
A abobrinha recheada é ótima para o almoço e para o jantar


Além de ser low carb, a abobrinha recheada é uma ótima opção para você que quer um jantar mais gourmet. Com ingredientes fáceis, a abobrinha pode gratinar no forno com queijo ralado. 

Há opção oriental também!

Esta opção é leve e saudável, além de saborosa
Reprodução
Esta opção é leve e saudável, além de saborosa


Malu também dá a ideia de um pudim de ovos japonês, o Chawan Mushi. Com uma xícara de brócolis, shimeji ou outro cogumelo da sua preferência, você mistura a um creme de ovos e cozinha por 20 minutos em banho-maria. Há a opção de adicionar frango, peixe ou camarão, deixando o prato ainda mais funcional!

Calma, ainda tem a sobremesa!

O brownie é funcional e saboroso, além de conter muito chocolate
Divulgação
O brownie é funcional e saboroso, além de conter muito chocolate


Se pensa que não irá adoçar o jantar! Malu dá a ideia de fazer um super brownie chocolatudo, que ao invés dos ingredientes com muito carboidrato, utiliza farinha de amêndoas ou outra oleaginosa, como castanha. 

Conheça outras receitas low carb para fazer em casa

Há diversas opções low carb para você fazer em casa
Reprodução
Há diversas opções low carb para você fazer em casa


Há diversas opções dentro da dieta low carb. Conheça algumas já publicadas e aposte neste estilo de refeição com baixo índice de carboidrato:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!