Durante o segundo episódio da nova temporada de "MasterChef" que foi ao ar na última terça-feira (21) na Band, o chef Erik Jacquin deu o desafio para os participantes de fazer uma Tarte Tatin.

Masterchef
Reprodução/Masterchef
Confira a receita do Tarte Tatin que foi ao ar no episódio de terça-feira (21) do Masterchef Brasil


A Tarte Tatin é uma clássica torta de frutas francesa. Confira a seguir a receita da participante Ana Paula, ganhadora do episódio do MasterChef dessa semana:

TARTE TATIN

Ingredientes

½ colher de sopa de farinha de trigo

250 g de manteiga

10 colheres de sopa de açúcar

1 colher de chá de essência de baunilha

8 unidades de maçã-verde

1 ovo

1 pitada de sal

500 ml de creme de leite fresco

1 cálice de cachaça

Modo de Preparo

Comece pela massa. Em uma batedeira misture a farinha, 6 colheres de sopa de açúcar e a manteiga, batendo em velocidade baixa até formar uma camada fina. Adicione a baunilha, o sal e o ovo.

Deixe bater até que a massa descole do gancho. Se precisar, adicione um pouco mais de farinha. A massa deve descansar embrulhada em um filme plástico por, pelo menos, 10 minutos na geladeira.

Enquanto isso, descasque as maçãs e corte-as em 4 pedaços. Faça o caramelo com 3 colheres de sopa de açúcar e a manteiga, coloque as maçãs juntas uma das outras na frigideira (que possa ir ao forno) e mexa de vez em quando pelo cabo da frigideira.

Assim que as maçãs estiverem caramelizadas, retire do fogo e cubra com a massa, que foi aberta entre dois papéis manteiga. Com o forno a 200°C deixe por 25 minutos ou até que esteja dourada. Sirva quente com uma bola de chantilly batido com cachaça.

A receita leva em torno de 1h15 para ficar pronta.

    Veja Também

      Mostrar mais