Manter uma alimentação saudável ou começar um dieta pode ser difícil, principalmente ao introduzir saladas no cardáio. Mas sempre há formas de combinar sabores e turbinar a sua refeição, como ao apostar em um bom molho para saladas.
E para acertar no molho para saladas , Renata Girau, nutricionista do Oba Hurtifruti, tem algumas dicas:
"Saladas mais amargas, como as que contém almeirão ou agrião, combinam melhor com molhos mais cítiricos, com limão, laranja e vinagres", sugere a nutricionista. Já as mais suaves podem ser temperadas com ingredientes mais fortes, como mostardas, pimentas e gengibre.
Confira esta receita: Salada Grega
Vale também a pena prestar atenção aos nutrientes dos ingredientes escolhidos. "Quando acrescentamos ervas naturais, pimentas, gengibre e curry no molho, a salada pode ser uma boa fonte de gorduras boas e antioxidantes", ressalta a nutricionista.
Você viu?
Sugestões de molhos para salada
Quer saber como combinar sabores e turbinar a sua salada? Veja as ideias de Renata:
- Iogurte : iogurte natural + azeite + salsa + cebola e alho desidratados + sal
- Vinagre balsâmico : vinagre + azeite + orégano desidratado + sal
- Abacate : abacate + azeite + limão + pimenta jalapeno + sal
- Maracujá : maracujá + água + mel + azeite + sal
- Mostarda : mostarda + vinagre branco + azeite + sal + pimenta preta
- Pesto : azeite + manjericão ou rúcula + parmesão + nozes
- Ervas : alecrim + orégano + manjericão + limão + azeite + sal
Qual o momento certo de colocar o molho?
Outro ponto que fazer toda diferença ao preparar uma salada é saber como usar o molho escolhido da forma adequada. Segundo especialistas da marca Vitarella, tudo depende dos ingredientes da salada.
Se for um prato de folhas, a sugestão é acrescentar apenas o suficiente para envolvê-las, sem deixar uma piscina de molho no fundo da tigela. Além disso, acrescente o molho apenas na hora de servir.
Já saladas preparadas com ingredientes cozidos, como arroz, massa ou legumes, podem receber o molho antecipadamente para que os sabores tenham tempo de se misturar.
Além disso, como lembra Renata Girau, melhor é sempre fazer a salada na hora, mas se houver a necessidade de deixar uma quantidade preparada, o melhor é guardar em recipientes de vidro, com tampa e etiqueta para identificar a validade. Dependendo dos ingredientes, a salada tem validade de 3 dias na geladeira e 30 dias no congelador. E guarde o molho para saladas em outro recipiente.