Manter uma alimentação saudável ou começar um dieta pode ser difícil, principalmente ao introduzir saladas no cardáio. Mas sempre há formas de combinar sabores e turbinar a sua refeição, como ao apostar em um bom molho para saladas. 

Os molhos favorecem o consumo de vegetais arrow-options
Pixabay/sharonang
Molhos tornam legumes, folhas e vegetais mais saborosos


E para acertar no molho para saladas , Renata Girau, nutricionista do Oba Hurtifruti, tem algumas dicas:

"Saladas mais amargas, como as que contém almeirão ou agrião, combinam melhor com molhos mais cítiricos, com limão, laranja e vinagres", sugere a nutricionista. Já as mais suaves podem ser temperadas com ingredientes mais fortes, como mostardas, pimentas e gengibre.

Confira esta receita: Salada Grega

Vale também a pena prestar atenção aos nutrientes dos ingredientes escolhidos. "Quando acrescentamos ervas naturais, pimentas,  gengibre e curry no molho, a salada pode ser uma boa fonte de gorduras boas e antioxidantes", ressalta a nutricionista.

Sugestões de molhos para salada

Quer saber como combinar sabores e turbinar a sua salada? Veja as ideias de Renata:

  • Iogurte : iogurte natural + azeite + salsa + cebola e alho desidratados + sal 
  • Vinagre balsâmico : vinagre + azeite + orégano desidratado + sal 
  • Abacate : abacate + azeite + limão + pimenta jalapeno + sal 
  • Maracujá : maracujá + água + mel + azeite + sal 
  • Mostarda : mostarda + vinagre branco + azeite + sal + pimenta preta 
  • Pesto : azeite + manjericão ou rúcula + parmesão + nozes 
  • Ervas : alecrim + orégano + manjericão + limão + azeite + sal

Qual o momento certo de colocar o molho?

As saladas devem ser feitas na hora, mas dependendo dos ingredientes a validade vai de 3 dias na geladeira até 30 no congelador arrow-options
shutterstock
Azeite, sal e vinagre são os temperos clássicos que combinam com quase todos os tipos de salada


Outro ponto que fazer toda diferença ao preparar uma salada é saber como usar o molho escolhido da forma adequada. Segundo especialistas da marca Vitarella, tudo depende dos ingredientes da salada. 

Se for um prato de folhas, a sugestão é acrescentar apenas o suficiente para envolvê-las, sem deixar uma piscina de molho no fundo da tigela. Além disso, acrescente o molho apenas na hora de servir. 

Já saladas preparadas com ingredientes cozidos, como arroz, massa ou legumes, podem receber o molho antecipadamente para que os sabores tenham tempo de se misturar.

Além disso, como lembra Renata Girau, melhor é sempre fazer a salada na hora, mas se houver a necessidade de deixar uma quantidade preparada, o melhor é guardar em recipientes de vidro, com tampa e etiqueta para identificar a validade. Dependendo dos ingredientes, a salada tem validade de 3 dias na geladeira e 30 dias no congelador. E guarde o molho para saladas em outro recipiente.


    Leia tudo sobre: receitas

    Veja Também

      Mostrar mais