Quem assiste a programas de culinária na televisão já deve ter visto um concorrente colocar uma porção generosa de manteiga na frigieira ao preparar uma carne. A técnica ajuda a dar ainda mais sabor e aromatizar a proteína. 

Leia também: 9 dicas para economizar gás de cozinha durante o isolamento

manteiga em um pote arrow-options
Divulgação
A manteiga tem diversos usos na cozinha, incluindo na finalização de diversas peças de carne.


Para explicar melhor como utilizar a manteiga para realçar ainda mais o sabor da carne, Sergio Benute, chef de cozinha do restaurante Le Tuscani, e a personal chef Malu Mello ensinam seus métodos para tornar o que já era bom em algo ainda melhor. 

Como usar a manteiga para finalizar carnes?

Segundo Benute, a sugestão para usar manteiga na carne é na hora da finalização. Ele explica que o fogo deve estar de baixo para médio e a peça deve sempre ser regada com a manteiga, que vai derreter na frigideira, do lado de cima. 

Também é preciso cuidado. “O uso de manteiga no preparo de carnes é algo delicado, pois se não tiver cuidado pode queimar e prejudicar o sabor'', alerta o chef. 

Ainda vale uma ressalva: use manteiga de boa qualidade e não margarina nesse tipo de preparo. 

Manteiga aromatizada

carne arrow-options
Reprodução/ Rodolfo Regini
Entrecote de angus leva manteiga aromatizada na finalização

É possível também incrementar a manteiga usada na finalização da carne. Benute sugere usar alho, tomilho, alecrim ou até uma folha de louro para aromatizar a manteiga. 

Esse preparo faz parte da receita de Entrecôte de angus. Veja o passo a passo: 

Manteiga de camarão

Já a personal chef Malu Mello aposta na manteiga de camarão (veja modo de preparo abaixo), que pode compor pratos do tipo Mare & Monti , onde a combinação de frutos do mar com carnes resulta em muito sabor e textura.

''Costumo selar a carne na frigideira, colocar uma colherada da manteiga temperada de camarão sobre ela antes de levar ao forno bem quente por uns três minutos até chegar no ponto rosado por dentro'', explica Malu Mello. ''Para usar, basta retirar do congelador, cortar uma rodela e colocar sobre a carne já selada'', completa.

    Veja Também

      Mostrar mais