O carnaval está chegando, mas antes de tirar a fantasia do armário e colocar o glitter no rosto, é importante pensar no cardápio dos dias de folia. Afinal, a festa mais animada do ano pede energia e saúde, não é mesmo?

Leia também: Veja receitas e dicas para turbinar o café da manhã pré-carnaval

Combine avocado com legumes para um prato colorido, saudável e que mata a fome sem pesar
Pexels
Combine avocado com legumes para um prato colorido, saudável e que mata a fome sem pesar

Para curtir a folia da melhor forma, a dica é apostar na combinação estratégica de alimentos que dão energia e promovem a saciedade sem pesar. Então, deixe de lado massas, carnes pesadas ou aquela feijoada tradicional de final de semana. E o principal, invista em comida “de verdade”. Na correria do carnaval , é comum recorrer aos industrializados, mas essa não é a melhor opção. 

“A dica é investir em uma dieta rica em carboidratos complexos como: mandioca, batata, inhame, arroz integral, aliada a fontes de proteínas (como ovos, carne vermelha, frango e peixes), bem como vegetais, legumes e frutas”, orienta a nutricionista funcional Luanna Caramalac. 

Engana-se quem pensa que alimentação saudável precisa ser complicada. Diana Dall Agnol, nutricionista da Bodytech Mont’Serrat, fala que é possível apostar em lanches fáceis de serem preparados, como um sanduíche de atum com alface, tomate, azeite e pão integral. 

Nesse sentido, a nutricionista Adriana Stavro sugere incluir castanha de caju, castanha do Brasil, amêndoas, nozes, avelãs e pistache nas receitas. “Experimente também as frutas secas como as tâmaras, damascos e uvas-passas como sobremesa”, fala. 

A profissional também fala que o mel também é um ótimo aliado para os dias de agito, que que fornece energia rapidamente. “Pode ser utilizado em saladas de frutas, iogurtes e com açaí, mas não exagere na quantidade”, diz.

Leia também: O que você precisa para ter pique para curtir o carnaval no bloco e na avenida

10 receitas para os dias de carnaval

Uma tigela de açaí com frutas é a fonte de energia perfeita para o carnaval; é possível finalizar com castanhas ou sementes
Reprodução/Shutterstock
Uma tigela de açaí com frutas é a fonte de energia perfeita para o carnaval; é possível finalizar com castanhas ou sementes

A partir da dica das profissionais, listamos 10 receitas fáceis para você e se alimentar bem antes de sair para curtir o carnaval. Tem pratos para um café da manhã, almoço e lanche. Tem até bebidas! Confira:

  1. Bowl de legumes com avocado e ovos
  2. Bolinho de couve-flor com frango
  3. Crepioca de shimeji 
  4. Salada de atum
  5. Tapioca com frango desfiado
  6. Quibebe funcional de mandioca com carne
  7. Bowl de iogurte natural com frutas, sementes e mel
  8. Açaí com frutas, mel e castanhas 
  9. Suchá de Hibisco com Morango
  10. Suco energético

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!