Tamanho do texto

Os acompanhamentos são fundamentais para deixar o churrasco ainda mais saboroso e suculento; veja as opções que separamos e se delicie

Churrasco é muito bom, mas apenas a carne macia e suculenta geralmente pede um algo a mais. A alegria só é completa quando alguns acompanhamentos para churrasco também marcam presença.

Leia também: Sal antes, furos e pressa: o que não fazer na hora de preparar um churrasco

acompanhamentos para churrasco arrow-options
shutterstock
Pão de alho e farofa, por exemplo, são acompanhamentos que não podem faltar no churrasco

De acordo com o chef Mathias Marcondes, passar uma tarde inteira só na proteína não dá. Por isso, o iG Receitas apresenta cinco opções de acompanhamentos para churrasco que não podem ficar de fora do cardápio.

1. Vinagrete

vinagrete arrow-options
shutterstock

A primeira é a clássica vinagrete, uma salada com cebola, tomate, pimentão e azeite, que deixa qualquer churrasco mais saboroso. "O vinagrete , com sua acidez e frescor, ajuda a dar uma cortada no excesso de gordura inerente a churrascos", diz Marcondes.

2. Pão de alho

pão de alho arrow-options
Arquivo iG

Verdadeira paixão de muitos brasileiros, o pão de alho , de tão bom, conquistou um lugar vitalício na mesa do churras. A receita é rápida, em apenas 25 minutos o acompanhamento fica pronto.

3. Salada de batata com maionese

salada de batata com maionese arrow-options
shutterstock

É difícil resistir a uma salada de maionese, ainda mais quando o prato é servido com uma carne assada deliciosa.

4. Farofa

farofa arrow-options
ig

A farofa, por si só, já é boa, e fica ainda melhor como acompanhamento. Ela pode ser servida com frango assado, feijoada e, claro, no churrasco.

5. Salada grega

salada grega arrow-options
Reprodução

A salada grega tem alface, tomate, cebola, queijo e até pepino. Ingredientes leves e saborosos, ideais para um churrasco.

Como preparar um bom churrasco

churrasco arrow-options
shutterstock
Segundo chef Mathias Marcondes, um bom churrasco tem variedade de carnes, acompanhamentos e alguns truques

Marcondes atribui o sucesso do churrasco ao fato de representar "tudo o que o brasileiro gosta" e combinar com qualquer ocasião. "Fartura, muita carne e confraternização, tudo de forma bem informal", afirma o chef.

Ele ressalta também que, apesar de ser bem simples, o passo a passo exige cuidados. "O ideal é preparar tudo antes, para não ter dor de cabeça ou surpresas. O vinagrete, por exemplo, fica melhor depois de algumas horas pronto, maturando", comenta.

"O carvão deve ser aceso com pelo menos meia hora de antecedência, para ficar com a brasa perfeita. Como as carnes costumam estar em peças grandes, é interessante salgar abundantemente com sal grosso com, pelo menos, 20 minutos de antecedência, logo após acender o carvão, para que o sal pegue e o sabor fique melhor", complementa ele.

Leia também: Carne resfriada x carne congelada: o que é melhor para o churrasco?

Churrasco completo

churrasco arrow-options
shutterstock
Além dos acompanhamentos indispensáveis, é preciso ter uma bebida bem gelada e refrescante

Além dos acompanhamentos para churrasco , o que não pode faltar, segundo o chef, é uma bebida bem gelada, que pode ser a tradicional cerveja ou a caipirinha, ou, ainda, um gim tônica. Quem não curte essas opções pode investir em água com muitas pedras de gelo ou um suco de melancia ou de limão, por exemplo, que também são muito refrescantes.

    Leia tudo sobre: Receitas