Tamanho do texto

Receita é feita à base de jaca e muitos temperos; veja o passo a passo

O número de vegetarianos só cresce no Brasil. Segundo dados do Ibope, por exemplo, os adeptos dessa alimentação dobraram nos últimos seis anos e eles já estão perto dos 29 milhões. Mas deixar a carne de lado nem sempre é um passo simples. Muita gente é fã do sabor da proteína, por exemplo, mas ainda assim quer cortá-la do cardápio por diversas razões. 

sanduíche de carne louca arrow-options
shutterstock
Carne louca vegana pode ser o prato principal ou virar recheio de um sanduíche


Leia também: Conheça o hambúrguer do Futuro, opção vegana com sabor e aparência de carne

Diante desse cenário, há alguns anos a " carne de jaca " ganhou fama. A ideia é preparar jaca cozida e desfiada e conseguir um aspecto e uma textura semelhantes a frango. Já o sabor é bem neutro, podendo receber diversos temperos. 

Uma das receitas com essa "carne" para quem é vegano ou vegetariano e busca variar o cardápio é a " carne louca vegana ". A sugestão é da chef Marcella Izzo. Ela ensinou o passo a passo ao iG Receitas. 

Como fazer "carne louca vegana"

carne louca vegana
Divulgação
Carne louca vegana é feita à base de jaca e diversos temperos

Para a receita da "carne louca vegana", Marcella usa jaca já cozida e desfiada. Em entrevista prévia do iG , a chef funcional Malu Lobo deu todas as dicas de como fazer esse preparo. Você precisará de cerca de 20 minutos na panela de pressão para obter a consistência ideal da jaca. Relembre: 

Para transformar a jaca em uma "carne louca", Marcella abusa dos temperos, como coentro e prápica, além de pimentão e molho de tomate. Veja o passo a passo da receita: 

Dicas para incluir a "carne louca vegana" no cardápio

Segundo a chef, essa versão de jaca pode ser servida como uma entrada, com pão ou torrada. Ela também pode virar um estronofe ou o recheio de coxinha ou outros salgados e tortas. 

Para dar mais detalhes sobre a " carne louca vegana " e outros preparos, a Marcella irá ministrar um workshop em São Paulo, nexta sexta-feira (30). O evento é gratuito e acontece na Loja Àrpege (R. dos Pinheiros, 849). As inscrições são feitas pelo telefone (11) 3064-5114.