Originário da região amazônica, o açaí é sucesso em todo o país. A sua versatilidade encanta e revela as diferentes culturas do Brasil. Enquanto no norte e nordeste costuma ser consumido com farinha de mandioca, nas regiões sul e sudeste a polpa é misturada com xarope de guaraná e servida na famosa tigela com granola, frutas e até leite condensado.

Leia também: "O principal ingrediente da minha comida é o afeto", diz a chef Irina Cordeiro

O açaí é uma fruta originária da região amazônica e o seu consumo é diferente dependendo da região do país
shutterstock
O açaí é uma fruta originária da região amazônica e o seu consumo é diferente dependendo da região do país

Quem está acostumado a comprar a polpa congelada ou apenas pedir o açaí em algum estabelecimento, nem imagina o caminho até chegar à mesa. Para descobrir como acontece o processo desde o plantio, participamos do passeio "Açaí experience: do plantio à tigela", oferecido pela Fazenda Bom Sossego, em Porto Seguro, Bahia, que cultiva a fruta desde 2007.

Em uma visita guiada pela agrônoma Juliana Dória, 25 anos, que cresceu na fazenda e hoje coordena a produção, caminhamos pela plantação e conhecemos a indústria, onde o açaí é lavado, processado e embalado para o consumo.

Do plantio à tigela

Sucesso em todo o país, a produção de açaí está concentrada principalmente nas regiões norte e nordeste do Brasil
Divulgação/Airbnb
Sucesso em todo o país, a produção de açaí está concentrada principalmente nas regiões norte e nordeste do Brasil

Tudo começa no que Juliana chama de “berçário”, onde a semente é plantada e fica por cerca de um mês até germinar de fato. Após isso, espera-se mais um ou dois meses para então plantar no campo. Na Fazenda Bom Sossego são 80 hectares de plantação de açaí consorciado com cupuaçu e 40 somente de açaí.

No campo, árvore vai demorar entre seis e sete anos para crescer e formar os primeiros cachos de açaí (são quatro ou cinco por planta). A agrônoma explica que primeiro nascem as flores e depois os frutos, sendo a safra do final de janeiro ao final de julho. 

árvores de açaí
Instagram/Fazenda Bom Sossego

A árvore de açaí demora entre seis e sete anos para crescer e começar a produzir o fruto

Um fato interessante é que, se a fruta é pequena, a polpa é menor ainda. O tamanho do açaí é quase todo caroço. Segundo Juliana, são necessários 2 kg de fruta para 1 kg de polpa.

Após a colheita, é hora de levar os frutos para a indústria. Para isso, são colocados em caixas que facilitam o transporte, manuseio e controle.

Chegando lá, são transferidos para taques com água clorada por cerca de 30 minutos para limpar. Então, os profissionais peneiram para tirar as partículas de sujeira que ficam na água. Depois, passam por uma nova lavagem para a retirada do cloro.

O passo seguinte à limpeza é o processamento na fábrica. A fruta segue por uma canaleta até outro tanque de água, onde aguardam até o despolpamento.

Depois, vão para a despolpadeira, uma máquina que separa a polpa das sementes, e produto final segue para a embalagem e congelamento. Assim, finalmente está pronto para o consumo!

Quer mais detalhes do processo? Abaixo, fotos de todo o percurso do açaí, da semente ao consumo

Curiosidade

Existem três tipos de polpa de açaí disponíveis no mercado que variam conforme a quantidade de fruta que será misturada com água. De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a classificação é a seguinte:

Você viu?

1. Grosso ou especial (tipo A):

É o mais grosso disponível no mercado. Apresenta acima de 14% de sólido (polpa). O restante do produto é água.

2. Médio ou regular (tipo B):

Com aparência densa, apresenta entre 11 a 14% de sólidos totais. O produto final da Fazenda Bom Sossego se encaixa nesse tipo.

3. Fino ou popular (tipo C):

Apresenta de 8 a 11% de sólidos totais, por isso, uma aparência pouco densa. Por ter menos sólido, ou seja, menos fruta, o valor é mais baixo em relação aos outros.

Receitas com açaí

Juliana ensina uma receita de geleia de açaí bem simples e fácil de ser preparada que leva apenas a polpa da fruta e açúcar
shutterstock
Juliana ensina uma receita de geleia de açaí bem simples e fácil de ser preparada que leva apenas a polpa da fruta e açúcar

Após a visita à plantação e à indústria, foi hora da degustação. Diferente do que o sul do país está acostumado, não comemos a polpa da fruta misturada com xarope de guaraná. Na verdade, Juliana bateu a polpa congelada apenas com açúcar e serviu. A dica é comer com mousse de cupuaçu.

A agrônoma também preparou uma geleia de açaí , ideal para comer com torradas e bolo simples, como de coco. Para preparar é fácil: basta misturar a polpa da fruta com açúcar em uma panela até ficar em consistência pastosa. A quantidade de açúcar varia conforme o gosto.

Leia também: Cuidados com a pele usando açaí? Fruta do verão tem seus benefícios

Serviço

" Açaí experience: do plantio à tigela "
Duração: 2h
Valor: R$100/pessoa

Fazenda Bom Sossego
Zona rural, SN, Alto Taperapuan
Porto Seguro - BA
www.fazendabomsossego.com.br

*A reportagem viajou a convite do Airbnb

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!