A carne de panela é um dos clássicos da culinária brasileira e tem aquele gostinho nostálgico de casa de vó. O prato costuma ser acompanhado por legumes e arroz soltinho – uma refeição simples e fácil de ser preparada. E é justamente essa simplicidade que faz com que agrade quase todos os gostos.

Leia também: Vale a pena fazer arroz na panela de pressão? Chef explica vantagens e riscos

Fácil de ser preparada, a carne de panela é um dos clássicos da culinária brasileira
shutterstock
Fácil de ser preparada, a carne de panela é um dos clássicos da culinária brasileira

Quer saber como preparar uma boa carne de panela ? Selecionamos abaixo algumas dicas para deixar o prato mais saboroso e listamos três receitas. Confira:

Dicas de como fazer carne de panela

Muita gente acha que é difícil fazer esse tipo de carne pelo fato de muitas receitas indicarem o preparo na panela de pressão . No entanto, o prato é bem mais simples de ser preparado do que se imagina.

Para começar, basta cortar a carne (pode ser fraldinha, patinho ou coxão mole – vai depender da maciez que você prefere) em cubos e selar com azeite em uma panela. Adicione os temperos da sua preferência, misture com molho de tomate e água, e deixe entre 30 e 40 minutos na pressão.

Enquanto isso, cozinhe alguns legumes e prepare arroz para acompanhar. Após o tempo na pressão, adicione os legumes e sirva. Há quem coloque os legumes na mesma panela que a carne para serem preparados, porém, como a carne exige mais tempo, eles podem acabar derretendo.

Tempero

A receita tradicional da carne indica temperá-la com sal, alho, pimenta e cerveja preta, além de cebola refogada. Também é indicado usar ervas frescas e secas, como louro e salsinha picada na hora, para dar um sabor especial ao prato.

Para quem gosta de inovar, existem receitas que trocam o molho de tomate por creme de cebola e outras que trocam a cerveja por vinho, o que deixa o molho mais encorpado.

Sem panela de pressão

A panela de pressão agiliza o preparo da receita da carne de panela , mas não é fundamental. Se preferir, é possível preparar em uma panela comum, sempre em fogo alto. O tempo será maior – cerca de uma hora e meia.

A forma de preparar também muda um pouco. Você deve colocar a água de xícara em xícara, sempre colocando mais quando estiver secando. É mais trabalhoso, mas uma alternativa para quem não gosta da panela de pressão.

Leia também: O que é e como refogar os alimentos? Chef dá dicas e explica técnica

Receitas de carne de panela

A carne de panela combina com legumes como cenoura, batata e mandioca, podendo ser servida com arroz
shutterstock
A carne de panela combina com legumes como cenoura, batata e mandioca, podendo ser servida com arroz

A base da carne de panela é a mesma, mas é possível combinar com ingredientes diferentes para adaptá-la ao seu gosto. Veja três receitas:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!