Tamanho do texto

A esponja de lavar louças contaminada pode causar danos à saúde; veja como higienizá-la corretamente com as dicas do infectologista Artur Timerman

Com que frequência você troca a esponja de lavar louças? Apesar de não aparentar, ela está carregada de fungos e bactérias
FreePik
Com que frequência você troca a esponja de lavar louças? Apesar de não aparentar, ela está carregada de fungos e bactérias


Uma pesquisa realizada pela Faculdade DeVry Metrocamp , em Campinas, constatou que, após 15 dias de uso, a esponja utilizada para lavar louças é responsável por acumular, em média, 680 milhões de fungos e bactérias. A umidade constante e o acúmulo de alimentos que ficam no acessório depois do uso podem causar diversos problemas à saúde.

Leia também: Descubra mais de 15 alimentos que não devem ser armazenados na geladeira

O resultado apresentado pelos pesquisadores é preocupante. Isso porque, durante os testes, foram encontrados diversos ‘hóspedes’ indesejados em cada esponja analisada, inclusive aqueles responsáveis por causar uma série de doenças, como Escherichia coli (coliformes fecais), Staphylococcus aureus (bactéria associada a infecções), além de fungos como Aspergillus, Penicillium e Cladosporium .

Diante disso, para evitar que a esponja vire um criadouro de microorganismos, Artur Timerman, infectologista e consultor de limpeza da Condor, explica que é recomendado higienizá-la logo após o seu uso ou, no máximo, após três dias. Sobre a frequência com que trocá-la, o profissional esclarece que dependerá da intensidade do uso. “Use seu bom senso. Quando considerar que as esponjas estão "gastas", troque-as sem pestanejar”, diz.

Conservação

Após lavar a louça, o recomendado é remover todo o resto de comida da esponja e, em seguida, torcer o máximo que conseguir e deixá-la de lado para que possa secar completamente.

Como higienizar a esponja corretamente?

1) No micro-ondas

  1. Molhe a esponja completamente e não deixe que ela seque;
  2. Coloque uma toalha de papel debaixo dela;
  3. Em seguida, leve ao micro-ondas por um minuto;
  4. Retire-a e deixe-a esfriar antes de usar.

É importante ter cuidado, pois algumas esponjas são feitas de material plástico. Caso isso aconteça, o papel irá ajudar que a limpeza do micro-ondas seja mais fácil. “É aconselhável também colocar, pelo menos, meia xícara de água no micro-ondas para proteger o seu emissor. Além disso, quando retirar, espere esfriar antes de voltar a usar para evitar queimaduras graves”, alerta o infectologista.

Leia também: Água morna com limão faz bem à saúde; confira os benefícios e veja receitas

2) Na lava-louças

Na máquina lava-louças, os passos são fáceis e é importante deixar até o fim do ciclo
Pixabay
Na máquina lava-louças, os passos são fáceis e é importante deixar até o fim do ciclo


  1. Coloque a esponja no compartilhamento de talheres;
  2. Deixe-a na máquina até o fim do ciclo;
  3. Em seguida, retire-a.

3) Técnica de imersão

  1. Limpe a esponja o máximo que você puder usando água da torneira e detergente;
  2. Enxágue abundantemente com água corrente;
  3. Coloque luvas nas mãos e prepare uma solução de 10% de água sanitária em uma tigela pequena com água quente;
  4. Deixe a esponja de molho por três minutos - não deixe ultrapassar dez minutos;
  5. Esprema-a algumas vezes, enquanto ela ainda está de molho (Isso ajuda a garantir que a água sanitária penetre completamente e auxilia na remoção dos resíduos);
  6. Remova e lave bem a esponja sob água corrente.

Dicas

Evite limpar tábuas de carne com a mesma esponja de lavar louças, especialmente se tiver usado para cortar o alimento cru. Além disso, tenha uma para cada tipo de limpeza: fogão, pia e louça, por exemplo. Dessa forma, não há perigo de contaminar outros ambientes dentro da  cozinha e colocar a saúde em risco.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.