Precisa controlar a fome? Overnight oats podem solucionar o problema; confira

Seu dia a dia é muito corrido e você não tem tempo de ficar quebrando a cabeça com as refeições do dia? Essa receita pode ser a solução!

Os overnight oats mostram bem como uma refeição pode ser prática, rápida e, ao mesmo tempo, saudável
Foto: Reprodução
Os overnight oats mostram bem como uma refeição pode ser prática, rápida e, ao mesmo tempo, saudável


Você já ouviu falar dos overnight oats? A tradução ao pé da letra significa “ aveia adormecida” e eles têm ganhado cada vez mais espaço, principalmente na gringa. O motivo não é difícil de entender: eles são uma solução simples e gostosa para as refeições tão corridas do dia a dia.

“Ele colabora com o bom funcionamento intestinal por ser rico em fibras , além de atuar na diminuição da absorção de gorduras e açúcares , saciando ainda a fome”, diz o nutricionista Rogério Oliveira. Os overnight oats conquistaram também o coração dos nutricionistas e do mundo da dieta justamente por isso: fazem bem para saúde com um bônus no sabor e praticidade.

Leia mais: 20 receitas rápidas

Essa digamos “prática” envolve algumas premissas básicas: é feita em camadas em um pote e possui um elemento que não pode faltar: a aveia. Além disso, sua praticidade envolve basicamente o fato de que você pode fazer no dia anterior ao que você vai consumir e deixar resfriando na sua geladeira!

“Encontramos em um pote uma combinação excelente de todos os macronutrientes importantes (gorduras, carboidratos e proteínas). Por possuir sabor adocicado, é uma excelente opção para quem possui grande vínculo emocional com o açúcar sem promover estragos na composição corporal e saúde” completa o nutricionista. Confira algumas receitas dessa delícia indicadas pelo nutricionista Rogério Oliveira e pela dietista Bárbara de Almeida Araújo, do blog “Manias de uma Dietista”.

Leia mais: Sem tempo para cozinhar? Confira três receitas rápidas e deliciosas

1) Banana (Rogério Oliveira)

Ingredientes

  • 1 pote de iogurte grego
  • 2 colheres (sopa) de aveia em flocos
  • 90 ml de leite de castanhas
  • 1 Banana   
  • 1 colher (sopa) de chia
  • 1 colher (sopa) de granola

Modo de preparo

Coloque no fundo do pote 2 colheres de sopa de aveia em flocos umedecidas com 6 colheres de sopa de leite sem lactose ou de castanhas em geral. Junte 1/2 banana picada por cima, distribua 1/2 pote de iogurte grego misturado com 1 colher de sopa de chia. Distribua a outra metade da banana picada, cubra com o restante do iogurte grego e, para finalizar, polvilhe 1 colher de sopa de granola sem açúcar.

2)  Morango (Rogério Oliveira)

Ingredientes

2 colheres (sopa) de aveia em flocos

90 ml de leite de castanhas

4 morangos picados

1 pote de iogurte grego

½ colher de sopa de flocos de arroz

Modo de preparo

Coloque no fundo do copo 2 colheres de sopa de aveia em flocos umedecidas com 6 colheres de sopa de leite sem lactose ou castanhas. Junte 2 morangos picados, distribua 1/2 pote de iogurte grego  misturado com 1 colher de sopa de chia. Coloque mais 2 morangos. Cubra com o resto do iogurte grego e polvilhe 1/2 colher de sopa)de flocos de arroz ou granola sem açúcar.

3) Frutas amarelas (Rogério Oliveira)

Ingredientes

2 colheres (sopa) de aveia em floco

90 ml de leite de castanhas

2 colheres (sopa) de mix de frutas amarelas (manga, mamão e polpa de maracujá)

1 pote de iogurte grego

1 colher (sopa) de chia

½ colher (sopa) de nozes trituradas

Modo de preparo

Coloque no fundo 2 colheres de sopa de aveia em flocos umedecidas com 6 colheres de sopa de leite sem lactose ou de castanhas. Junte 1 colher de sopa de mix de frutas amarelas (manga, mamão e polpa de maracujá). Coloque 1/2 pote de iogurte sem lactose misturado com 1 colher de sopa de chia. Distribua 1 colher de sopa do mix de frutas, cubra com o resto do iogurte e 1/2 colher de sopa de nozes trituradas.

4) Abóbora e especiarias (Bárbara de Almeida)

Ingredientes

30 gramas de flocos de aveia;
Uma colher de sopa de sementes de chia;
60 gramas de puré de abóbora;
Uma colher de chá de mistura de especiarias; 
Uma a duas colheres de sopa de mel;
90 mililitros de bebida vegetal a gosto (amêndoa ou coco);
60 gramas de iogurte grego não açucarado;
70 gramas de mirtilos.

Modo de preparo

Num frasco hermético, coloque os flocos de aveia, as sementes de chia, o o puré de abóbora, a bebida vegetal, o mel e a mistura de especiarias (uma colher de sopa de canela em pó, duas colheres de chá de gengibre, meia colher de chá de noz moscada e um quarto de uma colher de chá de cardamomo). Misture com uma colher, tape e leve ao frigorífico. De manhã, adicione o iogurte e os mirtilos.

5) Mocha (Bárbara de Almeida)

Ingredientes

  • 30 gramas de aveia;
  • 120 mililitros de bebida vegetal;
  • Meia colher de café de canela;
  • Um café expresso;
  • Uma colher de sobremesa de cacau;
  • Uma colher de sopa de mel;
  • Uma colher de sopa de pepitas de chocolate negro com mais de 70 por cento de cacau;
  • Uma colher de sobremesa de nozes pecan partidas;
  • Meia banana.

Modo de preparo

Comece por tirar um expresso e deixe arrefecer o café. Entretanto, num frasco hermético, coloque todos os ingredientes, exceto a banana e as nozes pecan, e misture com uma colher. Tape e leve ao frigorífico. De manhã, basta colocar a banana às rodelas e as nozes pecan.

Leia mais: 20 receitas rápidas para dar energia

 Não deixe de experimentar os overnight oats que, com certeza, vão virar rotina no seu dia a dia.