Tamanho do texto

Um especialista confirmou que o ovo cozido pode causar acidentes e explosões quando reaquecido no micro-ondas; entenda e assista o vídeo

Cuidado: ovo cozido pode ser uma espécie de bomba caseira se for reaquecido no micro-ondas!
shutterstock
Cuidado: ovo cozido pode ser uma espécie de bomba caseira se for reaquecido no micro-ondas!

Muito amado pelos brasileiros e o maior queridinho das dietas, o ovo é uma ótima alternativa devido às diversas versões que apresenta. Mas, o que você menos imagina é que um simples  ovo cozido pode causar uma explosão na sua casa, sendo uma espécie de bomba caseira. Isso porque reaquecê-lo no micro-ondas é uma péssima ideia.

Leia também: 9 dicas para evitar a intoxicação alimentar com o ovo

O norte americano e especialista em acústica Anthony Nash foi quem chegou a essa conclusão. Ele havia ouvido uma história sobre um cliente que foi vítima deste procedimento culinário com um ovo cozido , tendo como resultado graves queimaduras em sua boca e a audição muito comprometida – devido ao enorme barulho do estouro. Com isso, resolveu estudar o caso e chegou às seguintes estatísticas: 1 em cada 3 ovos cozidos explodem caso sejam reaquecidos no micro-ondas .

Ainda não acreditou? Para comprovar, um usuário do Youtube, identificado como infrared213, fez o teste colocando o ovo cozido no micro-ondas. Veja no que deu:


A dica é que você busque outras formas de aquecer o ovo cozido, já que, quando este procedimento é feito no micro-ondas, as proteínas da gema formam uma espécie de bolsões de água.  Sendo assim, quando entram em contato com algum metal, como facas e garfos, ou então com os dentes, há uma enorme explosão, pois ganham energia necessária para entrar em ebulição.

Receitas

Agora que você já sabe como evitar explosões e acidentes por pura falta de atenção, a chef Danielle Rollemberg elaborou três receitas simples com o ovo que prometem surpreender com o sabor, sendo ótimas opções para qualquer horário. Confira:

1) Omelete com peito de peru, cream cheese e ervas

Ingredientes

  • 1 cebola picada
  • 1 cheiro verde picado
  • 100g de peito de peru picado
  • 60g de cream cheese
  • 1 colher de sopa de queijo parmesão 
  • Sal a gosto
  • 6 ovos
  • 2 colheres de sopa de manteiga

Modo de preparo

  1. Bata ligeiramente os ovos e adicione todos os outros ingredientes, menos a manteiga;
  2. Coloque a manteiga na frigideira e deixe derreter em fogo brando. Depois jogue a mistura de ovos e frite bem dos dois lados. Se desejar, decore com uma pitada de cheiro-verde.

2) Cestinha de bacon com ovos 

Ingredientes

  • 6 a 8 fatias finas de bacon 
  • 4 ovos temperados a gosto - pimenta e ervas, por exemplo
  • Azeite para revestimento de bandejas de metal (mini-cupcakes ou pequenas tigelas refratárias)

Modo de preparo

  1. Espalhe quatro bandejas de metal ou tigelas com um pouco de azeite. Coloque bacon nas paredes, de modo a formar uma cesta interior. Coloque um ovo em cada cestinha de presunto e tempere a gosto, se desejar;
  2. Asse no forno pré-aquecido a uns 200 graus por cerca de 12-15 minutos, ou até que o ovo recebe uma crosta de espessura na parte superior. Desenforme as cestinhas de ovos e sirva com acompanhamentos. 

3) Ovo poché temperado

 Ingredientes

  • Ovo
  • Vinho branco
  • Pimenta do reino
  • Sal
  • Ervas de Provance 

Modo de preparo

  1. Coloque uma panela com água no fogo, para aquecer. Muita Atenção: a água precisa estar bem quente, mas não pode, de forma nenhuma, ferver. Junto à água, coloque um pouco de vinagre branco para dar acidez à mistura e não deixar o ovo partir na hora de cozinhar;
  2. Deixe no fogo por 2 minutos e ficará perfeito, com a gema molinha;
  3. Depois de retirar da panela, tempere-o com pimenta do reino, sal e ervas de Provance;
  4. Faça sempre um ovo por vez;
  5. Sirva em seguida.

Não esqueça de tomar cuidado com o ovo cozido no micro-ondas e delicie-se nestas receitas para lá de saborosas!

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.