Tamanho do texto

Não subestime o poder do micro-ondas: Filipe Nascimento ensina a preparar receitas sem acender o fogão

A receita desta semana de Filipe Nascimento  é uma ótima ideia para um petisco prático e cheio de sabor: a receita de guacamole. A pasta pode ser consumida com um pãozinho ou nachos ou fazer parte de outros pratos. 

Filipe Nascimento ensina a fazer guacamole
Reprodução/Micro Sobrevivência
Filipe Nascimento ensina a fazer guacamole

Para esta receita de guacamole, Filipe usou o micro-ondas apenas com um auxiliar. Veja todos os detalhes no vídeo e a íntegra abaixo: 

1 abacate

suco de 1 limão

2 tomates

2 cebolas roxas

azeite

coentro e pimenta a gosto

Corte todos os ingredientes em pedaços pequenos. No vídeo, Filipe usa um utensílio bem prático, mas você pode cortar com a faca mesmo. Ele também dá dicas para retirar com facilidade todo o abacate da casca (aí que entra o micro-ondas!).

Junte todos os ingredientes em um recipiente. Tempere com azeite, sal, pimenta, suco de pimenta, coentro e misture bem. Sirva com doritos.

Dicas preciosas

Para conseguir uma boa receita de guacamole, escolha bem o abacate. Ele deve estar maduro. Assim, será mais fácil de amassá-lo e fazer uma espécie de purê, que nada mais é do que a base do prato. E a fruta ainda verde pode deixar a receita amarga.

Abacate deve estar bem maduro para uma receita de guacamole saborosa
Reprodução
Abacate deve estar bem maduro para uma receita de guacamole saborosa

Filipe Nascimento ainda sugere, se quiser uma versão mais cremosa do guacamole, que você adicione um pouco de creme de leite ao preparo. Apesar de este ingrediente não fazer parte da receita original, o sabor pouco será alterado.

Curiosidades sobre o guacamole

Já que falamos sobre receita original e adaptações, você sabe da onde vem a receita de guacamole? Dizem que a pasta de abacate era consumida por marinheiros espanhóis no período de colonização do México . Os espanhóis comiam a fruta com açúcar, enquanto os mexicanos passaram a adicionar sal e pimenta à receita.

Pratos com guacamole

Acertou a mão nos temperos na receita de guacamole e quer mais? Combine a pasta com outras preparações. O wrap com chili e cheddar  ganha um toque todo especial com o sabor do abacate. Outra sugestão é servir o guacamole como acompanhamento de mini tacos de camarão e peixe . Ele ainda faz parte de um tradicional prato de Puebla , cidade mexicana: a carne franciscana com tortilha chalupas e rajas poblanas .

Carne Franciscana leva diversos ingredientes, inclusive o guacamole
Aretha Martins/iG
Carne Franciscana leva diversos ingredientes, inclusive o guacamole

_______________________________________________________________________

Filipe Nascimento é colunista do Receitas do iG
Divulgação
Filipe Nascimento é colunista do Receitas do iG

*A concepção e apresentação do programa é de Filipe Nascimento, de 26 anos, que deixou a família no Guarujá, litoral paulista, para se virar sozinho na capital. Ele encontrou no micro-ondas um grande aliado para preparar refeições gostosas e resolveu mostrar suas habilidades - e suas tatuagens - no canal do Youtube "Micro Sobrevivência."

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.