Tamanho do texto

Carne moída é versátil e as receitas, geralmente, são fáceis de serem preparadas. Veja como fazer pratos deliciosos

Bolinho de carne, kibe, kafta e a tradicional carne moída com arroz e feijão. As receitas de carne moída são as mais variadas e geralmente têm um bom ponto em comum: são fáceis de serem preparadas. 

Inspire-se com pratos com carne moída

Não se sabe o período certo, mas as receitas com carne moída começaram a ser feitas entre 1.100 e 1.200 a.C., na Mongólia e Turquia, por uma tribo chamada Tartars. Essa tribo tinha o hábito de moer a carne, pois o alimento ficava mais fácil de ser digerido dessa maneira.

As receitas com carne moída começaram em meados de 1.100 a.C.
Reprodução
As receitas com carne moída começaram em meados de 1.100 a.C.

Ao longo do tempo as receitas com carne moída foram aparecendo e ficando cada vez mais sofisticadas e até regionais, como a kafta (receita criada pelos árabes), o kibe (também de origem árabe), o bolinho de carne moída com ovo, o buraco quente e muitos outros. 

E uma ideia errada é associar carne moída a carne de segunda. É possível moer qualquer carne. As mais nobres tendem a ficar prontas mais rapidamente e deixam os pratos bem sabororos. 

Pronto para colocar a mão na massa? Separamos algumas receitas e dicas para você incrementar seu cardápio com um prato com a carne moída como protagonista. 

Kafta

A kafta foi uma das primeiras receitas com carne moída
Reprodução
A kafta foi uma das primeiras receitas com carne moída

Para fazer uma boa kafta, você precisa basicamente de uma quantidade da carne de sua preferência - patinho ou coxão mole, por exemplo -, cebola, salsa, cominho e pimenta, todos bem picados. Depois é só adicionar sal a gosto e deixar na geladeira para que a carne fique saborosa. E por fim, coloque para assar.

Quibe

Quibe é uma receita com carne moída versátil e pode ser frito ou assado
AmanaSalles / Fotoarena
Quibe é uma receita com carne moída versátil e pode ser frito ou assado

O quibe também é simples e não precisa de muitos preparativos. Você pode fazê-lo frito ou assado. Veja receitas: 

Quibe frito

Quibe assado

Bolinho de carne moída com ovo

Que tal incrementar o bolinho de carne moída com ovos?
Dulla
Que tal incrementar o bolinho de carne moída com ovos?

Para fazer o bolinho, você precisará temperar a carne com sal, cebola ralada e pimenta síria. Amasse a carne temperada e abra uma porção com a mão. Coloque o ovo cozido no meio e envolva com a carne, fazendo o bolinho ficar com uma forma oval. Frite com azeite por 20 minutos, até que ele fique dourado. Depois é só servir. Veja todos os detalhes da receita .

Buraco quente

Buraco quente é uma receita prática e que combina com festa infantil
Divulgação
Buraco quente é uma receita prática e que combina com festa infantil

O buraco quente  está presente em muitos aniversários, principalmente os infantis. Comece refogango a carne no azeite com alho, cebola e sal. Quando a carne estiver fervendo, acrescente um pouco de água e queijo prato ou gorgonzola e deixe cozinhar. Tire o miolo do pão francês e acrescente a carne já preparada. A criançada, e dos adultos, vão adorar. 

Carne moída ao molho barbecue

A carne moída com barbecue vai bem com qualquer acompanhamento
Reprodução
A carne moída com barbecue vai bem com qualquer acompanhamento

Esta receita com carne moída  é cheia de sabor e vai surpreender. Para acompanhar, aposte em arroz e salada de batata. Para fazer a carne, basta temperar a proteína com sal, alho e cebola.

Para o molho, você precisa colocar aipo picado, bacon e cenouras em um processador e bater. Acrescente molho inglês à mistura. Coloque os ingredientes processados em uma panela com óleo quente e cozinhe por 15 minutos. Misture os ingredientes cozidos com a carne ainda crua em uma panela. Quando a mistura estiver fervendo, retire do forno e sirva.

Aproveite as dicas e preparos e solte sua imaginação para também criar suas receitas com carne moída. 

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.