Tamanho do texto

Receitas diferentes e inusitadas para aproveitar o friozinho e nunca enjoar de fondue

Convide os amigos para uma noite de fondue e escolha o seu tipo preferido
Divulgação
Convide os amigos para uma noite de fondue e escolha o seu tipo preferido

O inverno começou e o friozinho já chegou. Junto com os casacos de lã e cachecóis, uma série de quitutes e programinhas de inverno começam a aparecer. As sopas e cremes voltam a ser tendência, a noite dos queijos e vinhos também. E aí vem o convite: vamos fazer fondue? O programa pode ser romântico ou compartilhado com os amigos, mas é sempre uma delícia.

As fondues de queijo e chocolate já são consagradas, mas inovar é sempre bom. Preparamos uma seleção de novos sabores e dicas para incrementar o próximo encontro em torno da panelinha fumegante.

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

O início da noite da fondue em casa é o supermercado. Procure por produtos de qualidade, queijos bacanas e acompanhamentos diferentes, como biscoitinhos, pães gostosos e frios.

O segundo passo é checar se os utensílios estão em boas condições. Ainda não tem a panela especial nem garfinhos? Chegou a hora de investir em um kit básico. “As panelas mais adequadas são as de cobre, cerâmica ou outras que não contenham chumbo, elemento que pode contaminar o alimento”, explica Richard Lich, da casa especializadaem fondues Hannover . "Ágata e ferro também são bons materiais para nivelar o calor. O importante é que o utensílio não seja fino", diz  o chef Cristophe Besse, do All Seasons . Tem também que ser de boa qualidade, resistente e sem cabos ou alças de plástico, segundo o restaurante Era uma vez um chalezinho .

VEJA TAMBÉM: COMO PREPARAR SEU "QUEIJOS E VINHOS" 

Depois das compras, hora de preparar a casa. Escolha o cantinho em que a fondue vai ser servida e abra espaço para que todos se acomodem. Pratinhos simples, copos e guardanapos é o que se precisa na mesa. Deixe tudo cortadinho e à mão antes que seus convidados cheguem. Vai adiantar o trabalho e facilitar o encontro.

Emmenthal e gruyère: dois queijos que são a alma da fondue
Rita Grimm
Emmenthal e gruyère: dois queijos que são a alma da fondue


Fondues para o prato principal
Existem muitas opções para as fondues salgadas. Dá para incrementar a clássica de queijo com palmito, aspargos, cogumelos e servir com salsichinhas, camarões, conservas, pães diferentes... "Tome cuidado para que o queijo nunca ferva", essa é a dica de Besse. Além da variedade de queijos gordurosos, o vinho seco branco ou o kirsch são importantes na mistura para ressaltar os sabores. O alho também é fundamental. “Esfregue na panela um alho por pessoa”, ensina o chef do All Seasons.

FONDUE DE CAMARÃO E PALMITO
FONDUE DE QUEIJOS E COGUMELOS
FONDUE DE QUEIJO
FONDUE DE FUNGHI PORCINI

A fondue de carne pode ser servida de jeitos diferentes. O mais tradicional é fritar os cubos em óleo quente. Para isso, basta distribuir potinhos com a carne cortada para os convidados, encher a panela até a metade com óleo e mantê-lo aquecido com ajuda da chama. “Os cortes mais indicados são filé-mignon e alcatra”, diz Besse. O mais importante, aqui, é caprichar nos molhos e  acompanhamentos. Na versão oriental, a carne é cortada em tiras finas e cozida em caldo incrementado com legumes.

Veja também: Derreta-se com a fondue de queijo

Pão italiano: prepare o seu em casa
Bruno Zanardo/Fotoarena
Pão italiano: prepare o seu em casa


Acompanhamentos
MOLHO AÏOLI
MOLHO TÁRTARO
MOLHO BÉARNAISE
MOLHO AGRIDOCE DE GENGIBRE
ESPETINHO DE BATATA
PÃO ITALIANO 

Fondue de frutas vermelhas para variar a sobremesa
Divulgação
Fondue de frutas vermelhas para variar a sobremesa

Fondues para a sobremesa
No Brasil, fondue sempre acaba em chocolate. Mas a mistura básica de chocolate, creme de leite e licor servida com frutas pode ganhar novos acompanhamentos, como minicupcakes, marshmallows, suspiros, bolo inglês, bolacha champanhe e até pequenas bolinhas de sorvete bem duras.

MASSA DE CUPCAKE DE BAUNILHA
MASSA DE CUPCAKE DE LIMÃO
MASSA DE CUPCAKE DE CHOCOLATE
BOLO INGLÊS COM MARACUJÁ

E dá para fazer misturas ainda mais diferentes. Uma fondue de chocolate branco, por exemplo, pode ser preparada com a mesma receita da ao leite e funciona muito bem. Tem também a de frutas vermelhas e a de doce de leite. Que tal inventar um pouco e abrasileirar tudo com um autêntico Romeu e Julieta? Lich dá a dica: "é só derreter goiabada pastosa, acrescentar creme de leite até a mistura ficar cremosa e mergulhar pedaços de queijo meia-cura ou minas".

FONDUE DE CHOCOLATE 
FONDUE DE FRUTAS VERMELHAS
FONDUE DE DOCE DE LEITE
FONDUE DE BRIGADEIRO

    Leia tudo sobre: Receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.