9 dicas essenciais para quem vai cozinhar pela primeira vez

Por Júnior Milerio, especial para o iG São Paulo

compartilhe

Tamanho do texto

Nunca pilotou um fogão e morre de vontade de fazer uma comidinha para amigos? Veja as dicas de cinco chefs bacanas e mãos à obra

Produtos de qualidade e paciência fazem pratos mais gostosos
Getty Images
Produtos de qualidade e paciência fazem pratos mais gostosos
Pilotar o fogão pode intimidar quem conhece apenas a mesa posta e o prato cheio com os quitutes da mamãe. Mas fazer comida não dói e pode ser um programa bem divertido. Para ajudar os cozinheiros de primeira viagem, o iG Comida ouviu cinco chefs. Fabrice Delassus, do Bistrô Chez Fabrice,  Mazé Felix, do Minha Avó Fazia, Lis Cereja, do Bistrô Saint Vin Sainte, Mariana Valentini, do Valetina Restaurante, todos em São Paulo, e Carlos Kristensen, do Hashi Art Cuisine, em Porto Alegre, dão dicas simples para todo mundo fazer bonito com as caçarolas.

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

1. Tenha uma boa faca
Ao contrário do que muitos pensam, facas ruins oferecem mais perigo que as afiadas. Elas escapam das mãos com muito mais facilidade e costumam não “obedecer” o cozinheiro. A lâmina maior do que o cabo, ajuda a picar com mais facilidade.

2. Invista nos ingredientes
A qualidade da matéria-prima faz muita diferença. Produtos frescos, da estação e, quando possível, orgânicos garantem 70% de um bom resultado.

Veja também: respondemos a 25 questões recorrentes a todo cozinheiro doméstico

3. Arrisque-se
Cozinha é lugar de gente curiosa. Assim, não precisa ter medo de experimentar. Os termos técnicos até podem assustar, mas glacear, clarificar e outras expressões esquisitas podem ser desvendados em um bom glossário.

4. Quanto mais simples, melhor

Esta talvez seja a dica mais importante. Omeletes, farofas e arroz branco, por exemplo, são infalíveis para iniciantes não se desmotivarem. Quando a confiança aumentar, inclua no cardápio pratos mais elaborados, como tortas, risotos e peixes.

Veja também: Oito dicas para deixar o arroz soltinho

5. Invista em utensílios de silicone
Diferente dos talheres de aço ou prata, o cabo dos utensílios de silicone não aquece e, por isso, evita queimaduras.

6. Não dispense ossos nem cascas

Ossos e restos de carne podem render bons caldo para risotos, cozidos ou sopas. Isso também vale para as cascas de legumes e carcaças de frutos do mar.

7. Aproveite as raspinhas
Não lave a frigideira ou a assadeira que acabou de fazer uma carne. Os sucos que se depositam no fundinho da panela podem ser a chave para um molho perfeito. Sobre a mistura que fica no recipiente, despeje um pouco de vinho branco, deixe ferver, engrossar, adicione sal e pimenta a gosto e misture bem. Está pronto o molho para a sua carne.

Leia também: Truques simples para deixar seu drinque muito mais chique

8. Tenha à mão um kit de ingredientes básicos
Há muitos ingredientes usados em inúmeras receitas diferentes. Então, nunca deixe faltar na despensa sal, pimenta, azeite, vinagre, mostarda, açúcar, manteiga, ovos, farinha de trigo, cebola, leite e creme de leite. Macarrão, baunilha e chocolate em barra também quebram um galhão.

9. Atenção à receita
Consulte receitas com imagens e o passo a passo do modo de preparo, isso evita que erros sejam cometidos. Aqui, vale abusar da ousadia, persistência. Algumas vezes, você vai comer pratos que não deram muito certo. É preciso repetir a receita para aperfeiçoar ou até acertar certos pontos.

Continue lendo: Cuidados que fazem a diferença na cozinha

E ainda: aprenda a fazer acabamento de restaurante nos pratos do dia a dia

Leia tudo sobre: dicascozinha

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas