6 dicas para uma fondue incrível

Por Ana Lucia Silva , iG  São Paulo

compartilhe

Tamanho do texto

Chef ensina como acertar em cheio no preparo do prato com a cara do inverno

Diversifique nos acompanhamentos da fondue de queijo
Divulgação
Diversifique nos acompanhamentos da fondue de queijo

O clima de inverno pede uma boa fondue para acompanhar o papo e o vinho. O preparo é simples e o ritual divertido, mas com algumas dicas o prato pode ficar ainda melhor. O chef Felipe Mirasierras, que comanda do Festival de Fondues do restaurante paulistano Praça São Lourenço,revela alguns segredinhos:

Capriche nos queijos.  Um bom ingrediente principal garante sucesso à qualquer preparação. Experimente variar os tipos de queijos para sair da mesmice. O italiano Fontal pode ser uma boa opção, já que mistura o sabor do queijo Fontina com a textura do Emental. Para os mais clássicos, aposte no gruyére e no emental.

Aromatize a fondue. Um bom vinho branco não muito ácido ajuda no preparo e dá sabor. E não esqueça de  esfregar um dente de alho no fundo. Dica de chef: asse uma cabeça de alho cortada ao meio, isso libera mais os aromas do alho e também deixa o sabor menos agressivo.

Fondue frito também é uma boa opção para incrementar a noite da fondue
Thinkstock Photos
Fondue frito também é uma boa opção para incrementar a noite da fondue

Fondue frita sem excessos.  Use óleo de canola para fazer fondues fritas, pois além de ser mais saudável, transfere pouco sabor à proteína. O mais comum é usar o filé mignon, mas dá para inovar. Vale a pena experimentar outros tipos de corte de carne vermelha ou branca.

A alma da fondue cozida é o caldo. Um bom caldo é a base para qualquer preparo, principalmente para uma fondue cozida. É importante estar bem temperado eequilibrado.

Creme de leite fresco é fundamental para boa uma fondue doce. Além de um bom chocolate, o creme de leite faz toda a diferença. Ele deve ser  bem espesso e gordo, para evitar que quando aquecido a gordura talhe e estrague a sua sobremesa. Use sempre um bom chocolate também.

Lembre-se de que  chocolate não precisa ferver. A panela deve estar apenas em temperatura média para manter o chocolate quente. A utilização de aparelhos de fondue com velas é ideal, pois não confere muito calor, mas mantém aquecido.

Veja opções de fondue para fazer em casa e aplicar seus conhecimentos:

Aprenda a fazer um delicioso fondue de queijo
Divulgação


Fondue de doce de leite
Divulgação
Fondue de frutas vermelhas
Divulgação


Leia tudo sobre: Fondue

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas