Tamanho do texto

Conheça as propriedades, uso e curiosidades relacionadas a esta especiaria

Zimbro
Nome científico:
Juniperus communis

Apresentação
Frutos e sementes em pó ou desidratado. No entanto, as suas bagas frescas podem ser adicionadas aos alimentos, inteiras ou moídas. Especiaria picante e levemente adocicada, semelhante à pimenta-rosa, o zimbro é um frutinho roxo e redondo utilizado na cozinha europeia, especialmente na escandinava.

Usos
O aroma e sabor extremamente marcante vêm das sementes e é levemente adocicado. Zimbro desempenha um papel absolutamente único ao trazer refrescância aos pratos. Além de aromatizar os pratos, ele, por seu efeito adstringente, diminui a gordura das carnes de caça, assim como das carnes de pato e porco. O seu sabor intenso vai bem com carnes pesadas, como as de caça: perna de cordeiro assado, vitela, coelho, veado e javali. Zimbro se mistura bem com outras ervas e especiarias, principalmente tomilho, sálvia, orégano, manjerona, louro, pimenta-da-jamaica, cebola e alhos. Geralmente, pode muito bem ser utilizados em qualquer prato que exige álcool. Sobremesas de frutas, tais como maçã e pêssegos em conserva, também harmonizam com seu sabor, assim como conservas, marinados, carne de porco e aves.

Curiosidade
O gim inglês recebe o sabor único dos frutos de zimbro. Respeite a quantidade solicitada nas receitas, pois seu sabor é muito forte e prejudica o resultado do prato quando em excesso.

Nomes em outras línguas
Inglês: Juniper
Francês: genièvre
Italiano: ginepro

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas