Segunda sem carne: Lasanha de abobrinha para esquentar a segunda

Uma lasanha cremosa e fácil de preparar para encarar uma segunda-feira fria

Lasanha de abobrinha
Foto: Foto de Edwin Jaulani no Pexels
Lasanha de abobrinha


Lasanha é um prato típico de temperaturas mais baixas . Esta  receita vegana de lasanha de abobrinha é super leve e tem a vantagem de ser feita com   ingredientes de valor acessível e fáceis de encontrar.  O tempo de preparo é de uma hora.

Ingredientes: 

  • Uma abobrinha grande ou duas médias
  • Um pacote de massa de lasanha fresca ou dois pacotes de massa de lasanha pré-cozida
  • 6 batatas médias-grande
  • 1 cebola média
  • 4 dentes de alho
  • 6 tomates grandes
  • 1 cenoura média
  • 5 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Sal a gosto
  • Meio limão
  • Temperos de sua preferência (pimenta-preta em pó, orégano, manjericão, cominho...)

Para o molho de tomate:

Abra os tomates ao meio, retire o meio (parte branca) e as sementes, e coloque no liquidificador. Pique a cenoura crua e coloque no liquidificador. Se achar necessário para começar a bater, coloque meio copo de água. Bata até ficar um molho sem pedaços.

Em uma panela, doure uma cebola e o alho, e depois coloque o molho. Vá mexendo até ferver. Quando ferver, abaixe o fogo e misture por mais dois minutos. Aproveite para temperar a seu gosto com sal, orégano, manjericão e o que preferir. Desligue o fogo e reserve.

Para o creme de batata:

Coloque uma panela média, com aguá até a metade para ferver. Enquanto isso, lave as batatas e pique em cubos pequenos(com casca e tudo) para agilizar o cozimento. Quando a água estiver fervendo, coloque as batatas. Espere até estarem macias. 

Você viu?

Quando chegarem no ponto, retire somente as batatas e coloque no liquidificador. Acrescente um pouco de água (no máximo um copo), sal, o suco de meio limão e comece a bater na velocidade média. Vá adicionando azeite de oliva aos poucos até perceber que a consistência está mais cremosa. Desligue, corrija o sal e acrescente outros temperos se quiser, bata novamente e depois reserve.

Montando a lasanha:

Já com a abobrinha cortada em fatias finas e o pacote de massa de lasanha aberto, pegue uma refratária ou forma média e espalhe duas conchas de molho de tomate. Cubra com massa de lasanha e coloque as abobrinhas espalhadas. Coloque a massa de lasanha novamente e espalhe duas a três conchas do creme de batata. Coloque a massa de lasanha, então a abobrinha e o molho de tomate.

Vá intercalando o molho de tomate com o creme de batata até chegar na borda da forma. Finalize com a lasanha e um pouco de molho de tomate espalhado por cima.

Leve ao forno pré aquecido por dez minutos em 180 °C e asse por 20 minutos. Se quiser, faça um arroz e uma salada para acompanhar. Depois é só servir.