Tamanho do texto

Ser vegetariano não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Entenda a opção e anote três receitas que vão fazer você encarar o desafio numa boa

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535035152&_c_=MiGComponente_C

Acordo Ortográfico

Para muita gente a não-ingestão de carnes pode ser inconcebível, e a maioria das pessoas que não têm familiaridade alguma com a dieta vegetariana costuma formar ideias um tanto equivocadas a esse respeito, principalmente a de que um vegetariano se alimenta mal. Mas não é bem assim!

As vantagens de se optar pela dieta vegetariana são inúmeras, mas esta escolha também requer alguns cuidados. O dr. George Guimarães, nutricionista especializado em dietas vegetarianas, explica que estes cuidados se referem principalmente à ingestão de proteínas, de ferro e da vitamina B12.

As proteínas são encontradas em leguminosas (lentilha, grão-de-bico e feijão), nas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas) e em cereais como a quinua. O ferro também está presente nestes alimentos, mas também nos vegetais verde-escuros, no melado de cana e nas frutas secas. E a vitamina B12 deve ser suplementada por pessoas com mais de cinco anos de vegetarianismo. O importante, diz o nutricionista, é observar a quantidade correta dos alimentos.

E o sabor? Esta é outra questão que preocupa quem namora o vegetarianismo de longe, com medo de sentir saudade do gostinho e da textura da carne. Besteira. O segredo aqui é a variedade e o toque especial que alguns ingredientes podem dar.

A seguir, damos três receitinhas que você nem vai acreditar que são livres de carne. Experimente!


Hamburguinho de soja

Ingredientes

300 g de proteína de soja (hidratada* e escorrida)
2 ovos
100 g de parmesão ralado
2 dentes de alho picado
1 colher (de sopa) de azeite
4 fatias de mussarela
Tomatinhos-cereja

Como fazer

Esprema bem a proteína de soja pra sair toda a água. Numa tigela, coloque os ovos, o queijo ralado, o alho e o azeite e misture bastante, até que tudo fique homogêneo. Modele os hamburguinhos.

Doure-os numa frigideira com azeite, cerca de dois minutos de cada lado, e depois coloque-os numa assadeira. Decore com uma fatia de mussarela e uma rodelinha de tomate e leve ao forno para derreter o queijo.

* Para hidratar a proteína de soja, deixe-a imersa em meio litro de água por aproximadamente 20 minutos, depois escorra em uma peneira.


Falsa casquinha de siri

Ingredientes

2 cebolas grandes
1 maço de coentro
2 abobrinhas raladas
Cominho
Azeitonas pretas picadas
1 talo (só a parte branca) de alho-poró
2 colheres de óleo de gergelim
Farinha de rosca
Tiras de pimentão vermelho
Sal a gosto

Como fazer

Corte as cebolas ao meio para fazer as casquinhas e reserve.

Numa frigideira, frite no óleo de gergelim o coentro, as abobrinhas raladas, o cominho, o alho-poró e as azeitonas. Misture bem os ingredientes, e encha com eles as casquinhas.

Polvilhe com a farinha de rosca e decore com as tiras de pimentão. Disponha as casquinhas em uma forma untada, regue com azeite virgem e asse por 30 minutos.


Quibe assado de batata

Ingredientes para a massa

4 cebolas picadas
300 gramas de trigo para quibe hidratado e escorrido
700 gramas de batata ralada crua
1 pimentão vermelho
Sal e pimenta a gosto
Orégano
Hortelã picada


Como fazer

Misture bem todos os ingredientes até formar uma massa homogênea

Ingredientes para o recheio

1 colher de sopa de manteiga
3 cebolas picadas
½ quilo de ricota quebradinha
1 pacote de creme de cebola
Pimenta a gosto

Como fazer

Numa panela, derreta a manteiga. Junte as cebolas picadas para refogar até que murchem (não doure). Acrescente o creme de cebola e a ricota. Mexa rapidamente e desligue o fogo. Deixe esfriar.

Em um refratário untado com margarina, coloque metade da massa de batata, depois o recheio, e cubra com o restante da massa de batata. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura alta por cerca de 30 minutos. Pode ser servido quente ou frio.


Agradecimentos: Dr. George Guimarães: www.vegethus.com.br

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.