Tamanho do texto

Em seu mais novo livro, o chef Gordon Ramsay revela sua intimidade com o mar ¿ e sua habilidade para desmistificar o preparo de pescados

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535060793&_c_=MiGComponente_C

Quem assiste aos programas de televisão apresentados pelo chef Gordon Ramsay ¿ Hells Kitchen, The F Word e Kitchen Nightmares, todos apresentados pelo canal GNT no Brasil ¿ não consegue acreditar no homem apaixonado que ele é. Boca-suja, grosseiro, sincero até demais (ainda que muita gente ali mereça as broncas), ele se tornou famoso pelo trabalho em alguns dos mais nobres restaurantes de Paris e, mais tarde, mundo afora.

Divulgação

Estrela de reality shows e autor de diversos livros de culinária, ele acaba de tirar mais uma preciosidade do forno, Paixão por Frutos do Mar (Editora Larousse, 224 páginas). E não é que o sujeito é mesmo um coração mole quando está entre vieiras e mexilhões?

Os produtos que vêm do mar sempre fizeram parte da vida de Gordon Ramsay ¿ que durante sua infância, na Escócia, teve grandes experiências no ramo, como as viagens com a família, todo sábado, ao mercado aberto de Glasgow. O pai o ensinou a pescar e a família apreciava muito passar férias no trailer às margens do Lago Lomond, no oeste escocês ¿ daí os produtos vindos do mar terem permeado muitos de seus verões.

A experiência de Ramsay como cozinheiro em um iate de luxo no Caribe também o ajudou a aumentar seu fascínio por frutos do mar e apurar as técnicas. Mergulhador experiente, ele mesmo retirava do mar pescados que mais tarde viravam pratos sofisticados, apesar de muito simples de preparar (uma das marcas registradas do chef). 

Agora, toda essa relação com a água culminou em Paixão por Frutos do Mar, no qual o chef Ramsay desenvolveu um trabalho dedicado para explicar com simplicidade todos os fundamentos que envolvem os pescados ¿ desde a compra dos peixes até as técnicas de corte e cozimento. Além disso, ele sugere alternativas para o peixe utilizado em cada uma das receitas e dá dicas para que o leitor adicione suas deferentes ideias e elabore um prato único.

O livro possui capítulos como Escolhendo e comprando peixes e crustáceos, que ensina a reconhecer e escolher as melhores peças e fala um pouco sobre os mais diferentes tipos de peixes. Assinado em conjunto com a escritora especializada em gastronomia Roz Deny, o livro é mesmo um achado para quem concorda com Gordon Ramsay e acredita que os frutos do mar são delícias culinárias apaixonantes, e não bichos de sete cabeças.


Leia mais sobre: Gordon Ramsay

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.