Tamanho do texto

Versões regionais do popular petit gâteau em vários restaurantes do Brasil. Veja também uma receita clássica

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535101660&_c_=MiGComponente_C

Desde que chegou por aqui, em meados dos anos 90, o petit gâteau tornou-se uma unanimidade. O bolinho quente, macio por fora e cremoso por dentro, é presença quase certa no capítulo de sobremesas de restaurantes e docerias ¿ sempre acompanhado de uma bola de sorvete para contrastar.

Veja aqui uma receita, na versão clássica do bolinho:
Petit gâteau

O doce, originalmente feito de chocolate, é criação do francês Michel Bras, que nos anos 80 o batizou "biscuit tiède de chocolat coulant" (bolo morno de chocolate derretido). Inspirado nele, outro chef francês, Erick Jacquin, foi um dos introdutores da guloseima no Brasil, num festival de gastronomia realizado em São Paulo, em 1994. Não demorou muito e o bolinho acabou ganhando novos sabores e texturas. Na lista abaixo, garimpada em diferentes capitais do país, tem petit gâteau de goiabada, de doce de leite e até de rapadura. E de chocolate também. Confira.

Petit gâteau de nozes carameladas

Oliver, Brasília

Restaurante de cozinha variada com duas unidades na capital federal. O bolinho de nozes ganha a companhia de sorvete de creme com mel e calda cítrica de laranja. Custa 14 reais

Oliver (mais um endereço)

SCES, lote 2, Brasília Golf Center, Setor de Clubes Sul

(61) 3323-5961

Petit gâteau de goiaba ou de damasco

Confeitaria Petites Délices, Porto Alegre

Waldete Lutz Araújo comanda a produção que abastece quatro endereços. O petit gâteau aparece com recheio de doce de leite, goiaba ou damasco. Curiosidade: há uma versão feita de bergamota (mexerica ou tangerina) vendida somente para um restaurante da cidade. Na loja, cada bolinho custa 7,90 reais


Petites Délices

Rua Luciana de Abreu, 131

(51) 3264.4100

Petit gâteau de doce de leite

Carlota, Rio de Janeiro

Uma das receitas mais tradicionais do cardápio de sobremesas do Carlota, da chef Carla Pernambuco, é o petit gâteau de doce de leite. O bolinho, salpicado com açúcar de confeiteiro, é escoltado por sorvete de creme, farofa e calda de frutas vermelhas. Preço: 19 reais.

Carlota (outro endereço em São Paulo)

Rua Dias Ferreira, 64 - loja B e C

(21) 2540-6821

Petit gâteau de rapadura

Parraxaxá, Recife

O charme do caboclo gelado - como foi batizada a adaptação do petit gâteau na casa - é ser bem regional, como é a comida do agradável Parraxaxá. O bolinho de rapadura chega à mesa com sorvete de cachaça e calda de mel de engenho. Consistente, não é tão fofinho quanto o bolinho francês e o recheio não é cremoso. Custa 7,90 reais.

Parraxaxá

Avenida 17 de Agosto, 807, Casa Forte (mais um endereço em Boa Viagem)

(81) 3268-4169

Petit gâteau de chocolate amargo ou branco

Cuore di Cacao Chocolateria, Curitiba

O bolinho é similar ao modelo original, só que mais refinado. Seu maior predicato é o chocolate: amargo e feito de cacau do Caribe. É servido com sorvete de baunilha produzido na casa e calda de chocolate meio-amargo. Há a opção de chocolate branco, com o mesmo sorvete de baunilha e calda de frutas vermelhas. Cada um custa 15 reais.

Cuore di Cacao

Chocolateria Rua Fernando Simas, 334, Bigorrilho

(41) 3014-4010

Petit gâteau de chocolate

La Brasserie Erick Jacquin, São Paulo

Em seu restaurante, o chef Erick Jacquin faz a versão clássica de petit gâteau, preparada à base de chocolate com alto teor de cacau. O sorvete de creme que acompanha a sobremesa é de fabricação própria. Custa 19 reais.

La Brasserie Erick Jacquin

Rua Bahia, 683, Higienópolis

(11) 3826-5409

Petit gâteau de goiabada

N'o Café, São Paulo

A massa do bolinho é preparada com ovos, farinha, açúcar, manteiga e um pouco de goiabada. Quando vai para a forma, recebe mais um pouco do doce de goiaba como recheio. É servido quente com calda de queijo de minas e sorvete de creme. Custa 12,76 reais.

N'o Café

Rua Harmonia, 506, Vila Madalena

(11) 3032-4669

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.