Tamanho do texto

Já caiu nas graças de um bolo de fubá fresquinho acompanhado de café? Pois saiba que o produto rende esse sabor e muitos mais há centenas de anos

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535064767&_c_=MiGComponente_C

História
O fubá é o pó obtido pela moagem fina do milho cru, debulhado e seco. Os grandes responsáveis pela difusão intensa desse tipo de alimento foram os portugueses, os primeiros a transformar o milho em farinha produzindo, assim, diversas e nutritivas receitas como mingau, pudins, pães, sopas etc. Já no Brasil, foi a partir do século 18 que o milho começou a tomar lugar de fato decisivo na alimentação em forma de fubá.

Ele começou fazendo parte da alimentação de viajantes e tropeiros que muitas vezes trocavam a farinha de mandioca pela de milho durante a jornada, quando o fubá era transformado em virados, misturado a guisado de galinha, ao feijão e à carne seca, por exemplo.

Nutrição
Uma xícara de fubá já cozido possui cerca de 120 calorias, mas o quase inexistente teor de gordura faz dele um alimento nutritivo e saudável. O fubá é rico em ácido salicílico e fonte de vitamina K, substâncias que fazem muito bem à pele (algumas pessoas, inclusive, tem por hábito fazer máscaras faciais de fubá misturado com água morna). Quando o milho é moído, o fubá propriamente dito ganha uma espessura média ¿ e, quando feito mais fino, ele é chamado de fubá mimoso (o melhor tipo para se usar na preparação de bolos e polentas).

Como comprar
Nas grandes cidades, só é possível comprar fubá já industrializado e no supermercado mesmo ¿ fubá fresco pode ser conseguido apenas em cidades menores, produtoras de milho. O importante, no caso do fubá de saquinho, é checar se o produto está dentro da validade, sem avarias na embalagem e com aspecto solto e bem seco. Não compre se a coloração estiver diferente de amarelo-claro ou se o produto apresentar pelotas, pois isso indica que o pacote pode ter sido atingido por umidade, o que propaga mofo e bactérias.

Como armazenar
Como toda farinha, o fubá deve ser armazenado em local bem ventilado e bem seco, longe do sol, em um pote apropriado ou na própria embalagem (desde que bem fechada). Ele também não deve ser deixado próximo a alimentos de odor forte, pois pode absorver o cheiro.

Dicas de mestre
- Sempre que for fazer uma receita, primeiro misture o fubá com água fria e só depois leve a mistura ao fogo. Isso evita que o fubá encaroce;

- O bolo de fubá é um dos pratos mais emblemáticos das festas juninas brasileiras. Algumas pessoas, para deixá-lo mais macio, substituem a metade do leite da receita por iogurte.

Leia mais sobre: Fubá

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.