Tamanho do texto

É uma delícia que derrete na boca. E sabe que o chantili, um sucesso entre as sobremesas, tem centenas de anos de história e inúmeros segredos de preparo?

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535085062&_c_=MiGComponente_C

História
O creme feito com a nata do leite fresco, açúcar e um toque de baunilha foi invenção francesa. Mais precisamente, a receita original do chantili (em francês, chantilly) surgiu no século 17, criada por François Vatel (1631-1671). Vatel inventou o creme durante os preparativos de um banquete que deveria fazer para 2.000 pessoas ¿ oferecido por Luis 14, seu patrão, em 1671. Como a festa gloriosa se deu no Castelo de Chantilly (localizado há cerca de 40 km de Paris), o nome do local batizou a invenção. Infelizmente, enquanto nascia o chantili, morria Vatel.

O chef, segundo reza a história (lendária), teria se suicidado com uma espada no dia do jantar, depois de passar 13 noites em claro preparando o banquete. Obstinado por seu trabalho, ele não aguentou a pressão de todos os problemas que a festa apresentava (como a entrega atrasada do peixe, por exemplo).

Nutrição
Claro que o chantili não é o creme mais leve do mundo. Feito com a gordura do leite e adicionado de açúcar, o valor calórico do produto é considerável ¿ e é bom usar de forma controlada na rotina alimentar. Cada colher de chantili comum tem cerca de 90 calorias. Considerando, por outro lado, um potinho de morango com chantili (10 morangos médios e uma colher de creme), o combinado contabiliza por volta de 130 calorias ¿ o que, para uma sobremesa, é bastante razoável.

A sugestão de alguns nutricionistas com relação aos amantes do chantili, aliás, é a seguinte: peça sempre o creme à parte, pois isso ajuda a usar com mais parcimônia (talvez usando metade da porção que o restaurante colocaria, por exemplo).

Como comprar / preparar
A receita tradicional de chantili é a seguinte: separe 2 xícaras de creme de leite fresco (aquele de garrafinha), 2 colheres (sopa) de açúcar e 4 gotas de essência de baunilha. Bata o creme de leite por 3 minutos na batedeira e depois, ainda com o aparelho ligado, vá juntando aos poucos o açúcar ¿ até a mistura ficar firme. Acrescente a baunilha e misture delicadamente com uma espátula.

Como congelar
Não se congela chantili feito em casa ¿ pois a mistura não mantém a textura. Algumas marcas de chantili pronto, lançadas atualmente, informam que o produto pode ser congelado. Mas a verdade é que aí não se trata do clássico chantili. Essa mistura, em geral, leva gordura vegetal hidrogenada, e o sabor final não é o original.

Dicas de mestre
- Os segredinhos são vários quando se fala em chantili. Por exemplo: quanto mais rápido for batido e quanto mais gelado estiver o creme de leite usado no preparo, mais aerado e leve ficará o chantili.

- Aliás, o melhor é usar, para o preparo do creme, vasilha de vidro ou de inox que estejam bem limpas e também resfriadas no congelador.

- É muito importante observar o ponto do chantili. Ele deve ser batido até obter picos firmes, mas não pode passar disso ¿ ou a mistura vai virar manteiga.

- Hoje existe um ajudante e tanto para o feitio de chantili: o sifão (também chamado garrafa). Usando esse utensílio, basta colocar o creme de leite dentro do frasco, injetar a cápsula de gás que acompanha o produto e, depois, agitar. Em segundos está pronto um chantili de ótima qualidade. O porém é o preço do sifão, que hoje gira em torno de R$ 400 (fora a cápsula, vendida à parte).

Leia mais sobre: chantili

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.