Tamanho do texto

Não bastava ser deliciosa e combinar em diversos pratos ¿ a berinjela ainda é uma grande amiga da saúde

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535085524&_c_=MiGComponente_C

História
A maioria dos estudos sobre a berinjela concorda que ela deve ser originária da Índia ¿ e seu surgimento e uso como alimento é provavelmente muito antigo, pois diversos textos ancestrais já falam sobre ela, seja em sânscrito, bengali ou outras línguas indianas. Mas a berinjela também é cultivada há muito tempo na China, no Oriente Médio e na África.

Na Índia, ainda hoje ela é chamada brinjal, a palavra que teria originado seu nome, por exemplo, em português. Suas variedades, porém, lhe renderam também outros nomes: uma das primeiras variedades a surgir na Inglaterra, por volta de 1500, era de uma berinjela branca e do tamanho de um ovo ¿ daí seu nome em inglês ser eggplant.

Características
A berinjela leva o nome científico de Solanum melongena L. e pertence à família Solanaceae, mesma do tomate, da pimenta, do pimentão e do jiló. O gênero compreende por volta de 1.700 espécies conhecidas, sendo as mais comuns as berinjelas de cor roxa clara, roxa escura ou quase negra.

Nutrição
É um legume privilegiado em sabor e nutrientes. A berinjela contém, por exemplo, pequenas quantidades de vitamina B5 e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, além da niacina, que protege a pele e ajuda a regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo. Seus minerais contribuem para a formação dos ossos e dentes e construção muscular ¿ mas é com relação ao colesterol que a berinjela atua com poder mais forte, podendo reduzir a ação das gorduras sobre o fígado.

Ela também é bastante recomendada para quem sofre de artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações da pele em geral. Como alto poder laxante, a berinjela diminui a prisão de ventre e problemas gástricos. E não para por aí: na medicina ayurvédica (praticada na Índia há 5.000 anos), por exemplo, as variedades que apresentam frutos brancos são usadas no combate à diabetes.

Cozida, frita, assada ou grelhada, servida com molhos, como patê, junto a massas ou carnes, a berinjela combina bem com diversos outros alimentos e é de uma versatilidade incrível ¿ e é leve e saudável, o que é melhor ainda, pois 100 gramas dela contêm somente 26 calorias.

Como comprar
Na hora de adquirir berinjelas, o melhor é dar preferência aos frutos que se apresentarem mais firmes, de cores uniformes e lustrosos, sem avarias nas cascas e ainda com os cabinhos verdes.

Como armazenar
A berinjela tem boa durabilidade ¿ pode ser guardada em geladeira, em saquinhos plásticos bem fechados, e ficar conservada por até duas semanas. Ela também pode ser congelada ¿ basta retirar a casca e cortá-la em fatias ou cubos, escaldar rapidamente e fechar em potes herméticos.

Abaixo, a chef de cozinha Simone Angelim , de São Paulo, dá uma receita de berinjela que fica ótima ao acompanhar massas ou um risoto.

Receita
Berinjela ao forno

Leia mais sobre: berinjela

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.