Tamanho do texto

Confira as etapas de preparo e os macetes para fazer porções sequinhas de torresmo

Preparados corretamente, os torresmos ficam leves e são petiscos para acompanhar cervejas e cachaças
TriciaVieira/Fotoarena
Preparados corretamente, os torresmos ficam leves e são petiscos para acompanhar cervejas e cachaças
Quando o prato do dia é feijoada, quase impossível não beliscar a porção de torresmos. O preparo, que já foi uma maneira de se obter banha de porco, virou petisco, serve como guarnição e faz sucesso em todo canto do País. Os comensais do Sudeste brasileiro conhecem bem seus bons casamentos: tutu de feijão , virado à paulista , cachaça . Feito a partir da fritura da barriga suína, o quitute tem alto teor de gordura, mas nem por isso tem que ser pesado ou cheio de óleo. Helvécio Silva Lima, o Seu Nenê, responsável pela cozinha do bar Valadares , em São Paulo, ensina os leitores do iG Comida a preparar cubinhos crocantes e sequinhos.

 Siga o iG Comida no Twitter e no Facebook

A parte clara da barriga suína é cortada em cubos e vai direto para a panela
TriciaVieira/Fotoarena
A parte clara da barriga suína é cortada em cubos e vai direto para a panela
O primeiro passo é a seleção da peça. Para torresmos leves, escolha barrigas de cor clara, rosadas e com bastante gordura. É do toucinho que a pururuca é feita. Assim, toda a carne deve ser retirada antes de ir à panela. Quanto às caçarolas, prefira as de alumínio ou de ferro, que concentram melhor o calor. Panelas de vidro e com camada antiaderente não são recomendadas para esse fim.

Confira aqui o passo a passo de torresmo

Assim que vai ao fogo, o toucinho deve ser aquecido o máximo possível. "Quem tem fogão com chama mais forte, consegue melhor resultado", afirma Helvécio. Portanto, fogo alto, sempre. A alta temperatura derrete a gordura da carne suína e, após a fritura da pururuca, ela sobra em forma líquida na panela. A banha pode ser utilizada em outras receitas ou para fazer sabão caseiro. A parte de carne separada, no início, também não precisa ser descartada: frite em cubinhos e acresente em risotos, saladas e outros pratos. Quer aprender o resto? Confira o passo a passo com fotos . E ainda: receitas para saborear com torresmo.

Veja aqui a receita completa de torresmo

Receitas para saborear com torresmos:

Feijoada completa

Virado à paulista

Tutu de feijão

Leia mais: Minibolovo com massa de calabresa passo a passo 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.