Tamanho do texto

De quais ingredientes e utensílios um grande chef profissional não abre mão? Carlos Bertolazzi nos conta

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535037595&_c_=MiGComponente_C

Acordo Ortográfico

Chefs famosos costumam guardar seus segredos a sete chaves. Mas um deles foi muito gentil e abriu uma exceção para revelar quais os itens que não dispensa em sua cozinha. Carlos Bertolazzi, comandante do saborosíssimo C.U.C.I.N.A., em São Paulo, é o chef convidado a contar sobre seus tesouros. E ele escolheu muito bem os 10 premiados ¿ trazendo à baila tanto utensílios desconhecidos dos cozinheiros amadores e produtos amados por todos.

>> Assista ao vídeo com Carlos Bertolazzi no TV Comidinhas

1. Cake Tester
Ele já começa com uma novidade. Usado normalmente para checar o ponto do bolo, eu utilizo esse baratíssimo acessório para não deixar o peixe passar do ponto conferindo sua textura e temperatura, diz Bertolazzi.

Divulgação
Cake tester

2. Silpat
O Silpat é um apoio de silicone que pode ir tanto ao forno quanto ao freezer. Começou a ser usado na confeitaria, mas hoje já está em todas as partes da cozinha. Por ser extremamente anti-aderente, permite uma série de usos, como desidratar frutas, legumes, pasta de arroz, etc.

Divulgação
Silpat

3. Azeite
Tanto o azeite de oliva, que utilizo na frigideira, quando o extra virgem, para harmonizar com os pratos, tem lugar garantido na minha cozinha. E atenção para a dica: recentemente, tenho usado muito também nas sobremesas.

4. Sal
Nesse caso, Carlos é categórico: acho impossível cozinhar sem sal. Indispensável!

5. Espátula
Minha espátula em desnível é herança do El Bulli (o premiado restaurante do chef espanhol Ferran Adriá). Uso para quase tudo, desde medir ingredientes até a montagem dos pratos. E é muito funcional.

Divulgação
Espátula

6. Tamis
Trata-se de uma peneira bem fina e bem reforçada para passar a maioria dos cremes que faço. Também utilizo para dar mais uniformidade à ricota.

7. Facas
E qual chef abriria mão desse item? Tenho uma infinidade delas, que vou comprando quando viajo para o exterior. Minhas preferidas, atualmente, são uma Misono 440 Chef e uma Victorinox Fibrox, que uso para desossar.

8. Chocolate
Sou viciado nele, principalmente nos mais amargos. Uso nas receitas, mas sempre preciso pesar um pouco mais, porque é comum que eu roube um pouquinho. E não é que acontece com eles também?

9. Crocs
O sapato leve, com cara de tamanco, conquistou espaço na cozinha ¿ e na lista ¿ de Bertolazzi. Passo a maior parte do dia de pé e desde que coloquei o primeiro par de Crocs, não consegui mais tirar. Às vezes até esqueço que estou usando e vou até ao cinema.

10. Manjericão
Se eu tiver que escolher uma erva ¿ o que é difícil, pois adoro e estudo diversos tipos de ervas que podem ser utilizadas ¿ eu ficaria com o manjericão. De todas, é a mais perfumada, e seu perfume me transporta para a costa da Ligúria, um dos locais que mais amo na Itália. O chef de bom gosto deu seu recado!


Leia mais sobre: utensílios

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.