Tamanho do texto

Preparar um jantar para amigos ou familiares é uma delícia! Mas, para a felicidade não virar desespero, é necessário planejamento. A consultora em etiqueta Sofia Rossi dá algumas dicas para um jantar de sucesso

Acordo Ortográfico

Em ocasiões especiais como bodas ou noivados, pode ser utilizado o serviço à francesa , que é o mais formal. Os utensílios usados são mais requintados: vá de talheres de prata, copos de cristal e guardanapo de pano.

A principal característica desse tipo de serviço é que os convidados permanecem à mesa e são servidos pelo garçom .

Já se os seus convidados são mais informais, uma boa pedida é o serviço à americana, em forma de buffet . Os pratos, talheres e a comida ficam em um aparador. Não precisa nem de garçom, os próprios convidados se servem.

Para agradar a todos, é aconselhável utilizar mais de um prato, como frango e carne, ou peixe e carne, por exemplo. Os copos e a sobremesa podem ficar em outra mesa. Você ainda pode adaptar o serviço às suas necessidades.

Esta noite se improvisa

Se você vai receber oito pessoas, mas só têm jogo de jantar para seis, pode usar dois jogos diferentes. Pode alternar e usar um azul e um verde, por exemplo, garante Sofia. Assim seu jantar fica customizado!, completa.

Independentemente do tipo de jantar, algumas regrinhas são básicas: jamais coloque os cotovelos na mesa; não encha muito o seu prato ¿ se for o caso, repita; lugar de guardanapo é na perna e não no pescoço; não palite os dentes e, por último e não menos importante, coma sempre de boca fechada. E bom apetite!

Veja a galeria de fotos


Leia mais sobre: serviço de mesa

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.